Megaevento debate futuro das profissões e empresas
Espaço montado na Praça do Papa terá debates, palestras, além de competição de alunos do Senac-ES de todo o País
Escute essa reportagem
A partir de hoje, até sexta-feira, mais de duas mil pessoas por dia devem participar das Competições Senac de Educação Profissional. No espaço montado na Praça do Papa, em Vitória, estudantes, profissionais e o público em geral poderão discutir sobre o futuro das profissões e as profissões do futuro, além de acompanhar as disputas dos alunos das escolas Senac de todo o País.
O megaevento do Senac tem de tudo um pouco: empreendedorismo, tecnologia, disputas profissionais, exposições de empresas, produtos e serviços e até uma curadoria do Sebrae-ES.
A ideia é promover networking e relacionamento aos participantes. Uma megaestrutura foi montada na praça, dividida em três arenas: Inspira, Conecta e Empreenda. A programação de atividades é extensa e deve atrair centenas de pessoas para oficinas, aulas práticas, desafios e aulas-show.
Serão cinco palestras diárias, com capacidade para até 250 pessoas cada, com inscrições gratuitas. O público poderá ouvir palestrantes de renome nacional como Nina Silva, Martha Gabriel, Marcelo Tas, Murilo Gun, entre outros.
Para as competições dos alunos foram montados 12 salões de beleza, sete clínicas de estética, três floriculturas, uma recepção de hotel com front office e back office, três tipos de restaurantes, um bar, uma cafeteria e cinco ambientes de saúde. Os vencedores das provas irão representar o Brasil na competição mundial, que ocorrerá na França.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
“As Competições Senac mostram o potencial de uma educação de excelência. Como braço social e educacional da CNC e do Sistema Comércio, o Senac desempenha um papel fundamental na qualificação profissional dos brasileiros e contribui fortemente para o desenvolvimento do nosso País”, observa o presidente da CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
*S2 Comunicação
Arena na Praça do Papa terá provas em sete profissõesOs estudantes que participam das Competições Senac fazem provas em sete ocupações profissionais: Cuidados de Saúde e Apoio Social, Serviço de Restaurante, Estética e Bem-Estar, Cozinha, Florista, Recepção de Hotel e Cabeleireiro.
As provas reproduzem situações reais do dia a dia de cada profissão. Serão 61 competidores de 22 estados brasileiros.
Para as provas, foram montados 12 salões de beleza, sete clínicas de estética, três floriculturas, uma recepção de hotel, três tipos de restaurantes, bar, cafeteria e cinco ambientes de saúde.
As Competições Senac são o maior torneio de educação profissional do comércio de bens, serviços e turismo do País, reunindo alunos e egressos do Senac de todo o Brasil.
Esses jovens, com até 21 anos de idade, são selecionados inicialmente em uma etapa escolar e outra regional, que funcionam como seletivas para a edição nacional.
“A competição será uma oportunidade para os participantes colocarem em prática os conhecimentos que vão fazer a diferença para o comércio de bens, serviços e turismo”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio/ES - Sesc e Senac, Idalberto Moro.
“Este evento transforma vidas”, Dianimer Dutra, diretora de Educação profissional do Senac/ES
De hoje até sexta-feira, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, estudantes das escolas Senac de todo o Brasil irão competir em sete profissões. As aulas e provas são abertas a quem quiser assistir nas tendas montadas numa área de sete mil metros quadrados.
O melhor profissional em cada categoria vai representar o Brasil num evento mundial, na França.
À frente das Competições Senac há vários anos, a diretora de Educação Profissional do Senac/ES, Dianimer Dutra, fala da importância que o evento tem para a formação de jovens e do empreendedorismo no Espírito Santo.
A Tribuna: Como é para você, como mulher, estar à frente de um evento deste porte?
Dianimer Dutra: Este evento é encantador porque ele transforma vidas, é um divisor de águas na vida desses jovens que participam. Hoje estamos com 61 jovens participando e a gente vê a transformação deles, que só têm 21 anos de idade e saem daqui com um nível de excelência no trabalho que estão desenvolvendo, prontos para o mercado de trabalho.
Como é para você colocar essas pessoas no mercado de trabalho?A gente fala que eles saem desse processo de aprendizado com 21 anos de idade, mas é como se eles tivessem já 10 anos de profissão, porque o processo de treinamento é tão intenso que eles evoluem de uma forma surpreendente.
A gente tenta fazer com que esse processo de crescimento profissional seja também compartilhado com os colegas nas salas de aula.
Quando esse jovem volta para o Senac após as competições, ele compartilha com os que ficaram aquilo que ele aprendeu no evento. Turmas que estão em andamento, instrutores que não puderam participar aprendem com eles, porque eles são treinados em alto nível de excelência.
E o que os visitantes irão encontrar?
Teremos a Mostra Empreenda, uma área onde os visitantes terão a chance de se conectar com empresas ativas nas áreas profissionais em competição, oferecendo ao público a oportunidade de descobrir o potencial desses campos.
Paralelo ao evento teremos o Senac Talks, um espaço aberto à participação de especialistas, profissionais de renome e líderes de diversos setores, oferecendo conteúdos de grande valor. Palestrantes nacionais vão dar grande contribuição, discutindo o futuro das profissões com as pessoas.
Comentários