Novos serviços para cuidar de autismo e déficit de atenção
Inauguração de espaço para terapias na rede particular e projeto de prefeitura utilizando brincadeiras são algumas das novidades
Escute essa reportagem
Crianças e adolescentes com déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm novos serviços disponíveis para desenvolvimento e atendimento.
Há ampliação da rede em plano de saúde, assim como pela rede pública, e ainda faculdade.
A Unimed Vitória, por exemplo, inaugurou ontem a Unin Neurodiversidade. A unidade é voltada ao atendimento de crianças e adolescentes neurodivergentes, ou seja, que apresentam quadros como autismo, TDAH e síndrome de Down.
O novo espaço, na avenida Eldes Scherrer de Souza, em frente ao Carone, na Serra, foi construído pela holding Unimed-UVXP e passa a fazer parte da rede de prestadores da Unimed Vitória.
O psicólogo infantil e coordenador da Unin, Matheus Alves, explicou que a unidade tem capacidade para realizar até sete mil horas de terapia mensais, com atendimentos de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicopedagogia através da abordagem ABA (Análise do Comportamento Aplicada).
“A Unin conta com ambientes que simulam uma casa, um mercado, um hospital e um salão de beleza. Nesse espaço, as crianças e adolescentes podem desenvolver habilidades sociais e de cuidados pessoais.”
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Entre os diferenciais, o local conta com sala de coworking que pode ser usada pelos pais para trabalhar e ainda um software para que os responsáveis acompanhem diariamente os avanços dos filhos.
“Os serviços são voltados para pacientes da Unimed que tenham indicação da terapia ABA. No entanto, é preciso aguardar em uma fila a vaga”.
Na rede pública, Secretaria Municipal de Assistência Social da Serra informou que vai iniciar em novembro o Projeto Hora de Brincar, que vai realizar o atendimento especializado de crianças de 1 a 4 anos.
Por meio de brincadeiras e estimulação, o projeto vai realizar o desenvolvimento sensório-motor, cognitivo, da criatividade, da imaginação e da autoestima, aprimorando as habilidades físicas, cognitivas e sociais de crianças com diagnóstico ou em investigação para ver se são neurotípicas.
Você sabia?
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses que são únicas para o indivíduo.
É um transtorno neurobiológico, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade.
CONFIRA OS SERVIÇOSUnimed Vitória
Nova unidade
> Foi inaugurada ontem a Unin Neurodiversidade, na avenida Eldes Scherrer de Souza, na Serra.
> A unidade é voltada ao atendimento de crianças e adolescentes neurodivergentes, ou seja, com quadros como autismo, TDAH e síndrome de Down.
> A nova unidade passa a fazer parte da rede de prestadores da Unimed Vitória, com capacidade para realizar até sete mil horas de terapia mensal.
> Serão realizados atendimentos nas modalidades de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicopedagogia através da abordagem ABA (Análise do Comportamento Aplicada).
> Podem ter acesso aos atendimentos pacientes da Unimed com indicação de terapia ABA. Para isso, é preciso aguardar vaga em uma lista de espera da unidade. Informações pelo telefone 99879-8292.
Prefeitura da Serra
Projeto Hora de Brincar
> A Secretaria de Assistência Social dará início às atividades do Projeto Hora de Brincar até o início de novembro.
> Serão realizados atendimentos especializados de crianças de 1 a 4 anos incompletos.
> Por meio de brincadeiras, o projeto vai realizar o desenvolvimento sensório-motor e cognitivo, aprimorando as habilidades físicas, cognitivas e sociais de crianças com diagnóstico ou em investigação para ver se são neurotípicas.
> Os atendimentos acontecerão em três espaços: Laranjeiras, Jacaraípe e Serra-Sede.
> As crianças já foram selecionadas e a participação no projeto se dará por meio de encaminhamento da rede do município, como Cras, Creas, Caps e outros.
Ampliação de atendimentos
> A prefeitura assinou em setembro um documento que amplia atendimentos clínicos da Apae Serra.
> O convênio com a Apae Serra visa garantir o atendimento multidisciplinar (neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, psiquiatra, entre outros) de pessoas com deficiência.
> A Secretaria de Saúde também reforçou a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) com contratação de médico com especialização em psiquiatria, fonoaudiológico, professor de música, terapeuta ocupacional e assistente social.
> O CAPSi fica em Morada de Laranjeiras e atende crianças e adolescentes com comprometimento psíquico. Para informações, o paciente pode procurar a unidade básica de saúde próxima de sua casa.
Prefeitura de Vitória
Unidades
> A Secretaria de Saúde atende a esse público em sua rede de atenção psicossocial, organizada em 29 unidades de saúde, dois centros municipais de especialidades, dois Caps (sendo um infantojuvenil) e prontos atendimentos.
> O município assinou contrato com a Apae e Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), para atendimento e acompanhamento à pessoa com deficiência (PcD) e ao paciente com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
> Houve ampliação de 54% no atendimento, que conta com equipe multidisciplinar com médico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social.
Prefeitura de Vila Velha
Apae
> A secretaria de saúde renovou a parceria com a Apae de Vila Velha para atendimentos a pessoas com deficiência intelectual, com equipe de fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, neurologista e psiquiatra.
Faesa
Psicodiagnóstico
A Faesa conta com psicodiagnóstico na clínica-escola e estágio de intervenção nas crianças com dificuldades de aprendizagem, podendo neste grupo ter crianças com TDAH.
Os grupos para crianças com demandas escolares ocorrem uma vez por semana durante 8 meses. Nestes grupos, estagiários realizam atividades de estímulo ao desenvolvimento psicomotor e os demais processos psicológicos para a potencialização da aprendizagem.
As vagas variam de acordo com a disponibilidade das disciplinas e estágios que estiverem ocorrendo. Informações: 2122-4168 e 99817-5148.
Fonte: Prefeituras e instituições ouvidas.
Comentários