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Cidades

Mais de 1.800 multados todo dia por excesso de velocidade nas BRs no Espírito Santo

Dados da PRF são de janeiro a setembro deste ano. Houve alta de 37% das infrações, em comparação ao mesmo período de 2023


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Imagem ilustrativa da imagem Mais de 1.800 multados todo dia por excesso de velocidade nas BRs no Espírito Santo
Agente da PRF usa radar móvel: equipamento registrou 19.847 autos de infração de janeiro a setembro deste ano por excesso de velocidade nas rodovias federais que cortam o Estado |  Foto: Leone Iglesias/AT

O excesso de velocidade faz com que 1.826 motoristas sejam flagrados, todo dia, nas rodovias federais no Espírito Santo, as BRs 101, 262 e 259. Os dados são de janeiro a setembro deste ano e o crescimento das infrações em relação ao mesmo período do ano passado é de 37%, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A PRF verificou, desde o ano passado, o aumento na quantidade de sinistros, de acidentes, por conta do excesso de velocidade de um dos veículos envolvidos.

Diante disso, a PRF Regional fez um planejamento, no qual colocou como prioridade a fiscalização do excesso de velocidade, para reduzir a quantidade de acidentes e a gravidade deles.

Policial rodoviária federal e chefe do Núcleo de Comunicação da PRF, Ana Carolina Cavalcanti destaca que foi feito um plano de trabalho, no qual foram identificados os pontos críticos.

“Na BR-101, eles ficam na Rodovia do Contorno, próximo à Coca-Cola, em Cariacica, e nos locais onde passa por grandes cidades, como Serra e Linhares. A BR-262 tem muitas curvas e não é duplicada. Já na BR-259, o trecho em Colatina é o mais crítico”.

A policial destaca que cada limite de velocidade estabelecido para determinado trecho é feito com base em estudos de engenharia de trânsito.

“O objetivo do radar é fazer o condutor reduzir a velocidade e, assim, diminuir os acidentes. Quando não respeita a velocidade, o tempo de reação ao identificar um pedestre, por exemplo, é maior e as chances de acidentes crescem”, afirma Ana Carolina.

Ela explica como deve ser a sinalização em relação aos radares. “É necessário haver uma sinalização de velocidade. Não é uma placa avisando que tem radar. É uma placa pelo menos a 300 metros, informando a velocidade do trecho”.

FLAGRANTES 

De 01/01/2024 a 30/09/2024

Autos de infração relativos ao excesso de velocidade nas três rodovias federais que cortam o Estado.

Radar móvel:  19.847

Radar fixo (gerenciado pela PRF):  480.522

Total do período:  500.369

Aumento em relação ao mesmo período do ano anterior: 37%

De 01/01/2023 a 30/09/2023

Autos de infração relativos ao excesso de velocidade nas três rodovias federais que cortam o Estado.

Radar móvel: 6.320

Radar fixo (gerenciado pela PRF): 358.818

Total do período:  365.138

Fonte: PRF 

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 1.800 multados todo dia por excesso de velocidade nas BRs no Espírito Santo
Movimentação na BR-262 |  Foto: Leone Iglesias/AT

SAIBA MAIS 

Planejamento

- A PRF regional fez um planejamento, no qual colocou como prioridade a fiscalização do excesso de velocidade, para reduzir a quantidade de acidentes e a gravidade deles.

- Foram identificados pontos críticos: na BR-101, eles ficam na Rodovia do Contorno, próximo à Coca-Cola, em Cariacica, e nos locais onde passa por grandes cidades, como Serra e Linhares.

- A BR-262 tem muitas curvas e não é duplicada, destaca a PRF. Um trecho problemático fica em Domingos Martins.

- Já a BR-259 o trecho em Colatina é o mais crítico.

Fiscalização

- A Fiscalização é feita por meio de radares móveis e radares fixos (gerenciados pela PRF).

- Entre as imagens captadas pelos equipamentos, há aquelas que são encaminhadas para referendamento, no caso de veículo com placa não legível, ou algum veículo de emergência nessa lista.

- O limite de velocidade estabelecido para determinado trecho é feito com base em estudos de engenharia de trânsito.

- Para indicar a fiscalização, é necessário haver uma sinalização de velocidade. Não é uma placa avisando que tem radar. É uma placa pelo menos a 300 metros, informando a velocidade do trecho.

Multas

- A multa de velocidade ou multa por excesso de velocidade possui três valores diferentes, de acordo com a porcentagem do limite de velocidade excedida.

- Quanto maior for a velocidade acima do permitido, maior será o valor da infração.

- O valor da multa por excesso de velocidade depende do quanto o condutor ultrapassar o limite estabelecido para o trecho.

- Até 20% acima do limite permitido: R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

- De 20% até 50% acima do limite permitido: R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

- Acima de 50% do limite permitido: R$ 880,41 e suspensão da CNH.

Fonte: Polícia Rodoviária Federal.

Trânsito matou 745 e polícia faz alerta a futuros motoristas

O trânsito já matou 745 pessoas no Estado, de janeiro a setembro deste ano, um aumento de 20,2% diante das 620 vítimas do mesmo período do ano passado. Os dados são do Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo.

Segundo o capitão Anthony Moraes Costa, chefe do setor de Comunicação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), esse aumento se deve aos fatores relacionados ao comportamento: estresse, pressa, raiva, imprudência, desrespeito às regras e à vida humana.

“Os fatores comportamentais levam às principais causas de sinistros graves: excesso de velocidade, desrespeito à sinalização, distração ao celular e consumo de álcool pouco antes de dirigir”, afirma.

Para conscientizar futuros motoristas, o BPTran vai realizar um ciclo de palestras, direcionado ao público juvenil que cursa o ensino médio. “A primeira instituição de ensino interessada foi um colégio particular de Vitória e a palestra já foi agendada para quinta (24)”, afirma o capitão Anthony.

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"Diversos fatores comportamentais levam às principais causas de sinistros graves nas estradas”, Capitão Anthony Moraes Costa, do BPTran |  Foto: Acervo pessoal

Inicialmente, serão contempladas escolas de Vitória e Vila Velha, em virtude do aumento no número de ciclomotores, equipamentos de mobilidade individual e bicicletas elétricas naqueles municípios, mas a ideia é ampliar o atendimento, conforme a demanda.

Para atendimento mais democrático, que permita alcance maior, estudamos a possibilidade de receber alunos de escolas interessadas em nossa sede quando, por alguma eventualidade, a escola não dispuser de local adequado à palestra.

A apresentação utiliza recursos audiovisuais e interativos. “A educação é a ferramenta mais adequada à análise do convívio social, e o trânsito nada mais é do que um exercício de cidadania, que reflete exatamente a sociedade em que está inserido, através dos comportamentos, da obediência ou não às normas e da percepção do outro”.

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