Inteligência artificial flagra carro roubado em 2014
Novo sistema do Detran-ES, que busca informações da central do veículo, identificou a fraude durante realização de vistoria
Escute essa reportagem
Um veículo modelo Gol, roubado em 2014, e que já havia passado por outras vistorias, foi enfim encontrado na cidade de Guarapari, graças ao novo sistema de inteligência artificial do Detran-ES, que começou a funcionar há algumas semanas. Foi o primeiro carro encontrado no Espírito Santo, em flagrante, durante uma vistoria.
A mulher, uma faxineira, de 42 anos, adquiriu o carro pelo valor de R$ 5 mil, sem funcionar, porque o motor teria pifado. E foi durante a vistoria para legalizar o veículo que ela também foi surpreendida ao saber que o carro seria roubado.
“Eu jamais imaginei que o carro seria roubado. Comprei há quase um mês com o motor batido, consegui consertar com a ajuda do meu filho, e vim fazer a vistoria para passar para o meu nome”, disse ela.
O vistoriador autorizado do Detran, Leonardo de Oliveira, explica que pelo dispositivo OBD, que busca informações da central do veículo, identificou a fraude.
“Todo veículo possui um chassi de compra e, quando conectamos o aparelho OBD no carro, identificamos que o chassi escrito no documento e no veículo não era o mesmo número da compra”, disse.
O diretor do Detran-ES, Givaldo Vieira, esclarece que o novo sistema, que dispõe inclusive de inteligência artificial, é mais eficaz, e o órgão está recebendo várias irregularidades e evitando possíveis fraudes.
“Como estamos apenas no início, acreditamos que a evolução para o novo sistema trará cada vez mais proteção à sociedade”, disse o diretor do Detran-ES.
“O novo sistema identificou em Guarapari, que na base de dados constava o veículo como restrição de furto e roubo, e ocorre que o mesmo veículo conseguiu ter vistoria aprovada no sistema anterior em 2021, e uma perícia da Polícia Civil deve elucidar completamento o caso”, completa Givaldo.
A Polícia Militar apreendeu o veículo, além de encaminhar os envolvidos para a Polícia Civil. A mulher foi ouvida e liberada. O caso segue em investigação.
SAIBA MAIS
> Com a tecnologia, ao realizar a vistoria em uma empresa credenciada, as imagens do veículo são enviadas via sistema.
> As informações são checadas por meio da Inteligência Artificial para verificar se itens como chassi, número do motor, marca, modelo e cor do veículo, hodômetro e placas estão em conformidade.
Comentários