Homens de fé mantêm a tradição de rezar o terço
Fiéis de diversas partes do País participaram do Encontro Estadual do Terço dos Homens no Convento. Muitos foram para agradecer
Escute essa reportagem
Uma multidão de devotos de Nossa Senhora da Penha se reuniu neste sábado (25) no encontro do Terço dos Homens do Espírito Santo. Participaram fiéis dos 78 municípios do Estado e também de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Com cartazes em mãos, muita fé e vestidos com as camisas de suas paróquias, os participantes iniciaram a procissão com a imagem da santa no portão do Convento e foram até a Igreja do Rosário, no Sítio Histórico da Prainha, em Vila Velha, onde foi realizada a adoração do Santíssimo.
Ao meio-dia, aconteceu a chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha no Parque da Prainha junto com um enorme terço feito de isopor nas cores rosa e azul e que trazia uma cruz com as iniciais “TH”, de Terço dos Homens.
No local, não paravam de estacionar caravanas com fiéis para participar deste 11º Encontro Estadual. Pessoas de Linhares, São Gabriel da Palha, João Neiva e Colatina continuavam a chegar.
“Terço na mão, homens de fé, joelho no chão, família de pé”, entoavam os já presentes. Entre eles, estava o técnico administrativo Wilson Camata, de 63 anos.
“Nasci em Brasília, mas moro em Vila Velha há 18 anos e participo do Terço dos Homens do Espírito Santo desde o seu início. Rezo e peço para que as pessoas tenham saúde e educação”, conta.
Debaixo de sol, por volta das 13h, os devotos iniciaram a procissão de subida ao Convento da Penha. Mais uma vez, os fiéis demonstravam muita fé e disposição para encarar a subida. Já no Campinho, houve a reza do santo terço, a consagração a Nossa Senhora da Penha e a santa missa de encerramento.
O tema e o lema do 11º Encontro Estadual estão em consonância com a Romaria Nacional realizada em fevereiro no Santuário de Aparecida. “Terço dos Homens: celebrar a Palavra de Deus na Casa da Mãe” é o tema deste ano. Já o lema é “Tua Palavra é luz do meu caminho” (Salmos 119).
“É o Espírito Santo que move os corações desses homens, que chefiam suas famílias e anseiam por uma sociedade mais justa para todos, pregando a paz e o bem, através dessa oração que Nossa Senhora nos presenteou”, diz Glayson Lozer, organizador do Terço dos Homens.
Comentários