Festival com homenagens, mostras de cinema e oficinas em Vitória
31ª edição do Festival de Cinema da capital começa neste sábado (20)
Escute essa reportagem
Entre sábado (20) e a próxima quinta-feira (25), a capital capixaba recebe o 31º Festival de Cinema de Vitória. Dividido em 12 mostras competitivas, o evento exibirá 78 filmes selecionados, 73 curtas e cinco longas-metragens, que apresentam um recorte da produção audiovisual brasileira contemporânea.
Com filmes produzidos nos anos de 2023 e 2024 serão exibidos à tarde, nas salas de cinema Marien Calixte e Cariê Lindenberg, e à noite, no Teatro Glória, no Sesc Glória.
As produções concorrem ao Troféu Vitória em 35 categorias e a escolha dos premiados é feita pelo júri técnico, composto por especialistas e profissionais ligados ao audiovisual brasileiro, e pelo júri popular, que escolhe o Melhor Filme em todas as mostras competitivas.
O capixaba “Presença”, de Erly Vieira Jr, será exibido na primeira noite de evento, como parte da 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Fora de competição, o 31º FCV realiza duas sessões especiais, totalizando 81 filmes em 70 horas de programação para os apaixonados pela sétima arte.
A atração inclui debates, cinco atividades de formação com nomes como Silvero Pereira e Johnny Massaro, e homenagens a Lázaro Ramos e Suely Bispo.
Toda a programação é gratuita. Para as exibições e atividades que acontecem no Sesc Glória, os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do teatro, sempre uma hora antes de cada sessão, sujeitos à lotação do espaço. As atividades de formação são para o público previamente inscrito.
31º Festival de Cinema de Vitória
Quando: De sábado (20) ao dia 25.
Onde: Sesc Glória e Hub ES +, no centro de Vitória, e Hotel Senac Ilha do Boi.
Quanto: Entrada gratuita.
Programação de sábado (20)
19h: Abertura do 31º Festival de Cinema de Vitória, no Sesc Glória. Na sequência, homenagem à Suely Bispo; 13ª Mostra Foco Capixaba, com exibição de “O T-Rex e a pedra lascada” (Luã Ériclis, ES), “Fala, Vô!” (Felipe Risallah, ES), “Mulheres maratimbas” (Thais Helena Leite, ES), “O caboclo do Sapê” (Ricardo Sá, ES); e 14ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, com exibição de “Presença” (Erly Vieira Jr, ES).
Comentários