Sítio histórico de Queimado aberto à visitação na Serra
A partir da próxima sexta-feira (19) a população poderá agendar visitas ao espaço que foi palco da maior revolta de escravos no Estado
Escute essa reportagem
O Sítio Histórico e Arqueológico de São José de Queimado, em Queimado, Serra-Sede, na Serra, passou por um restauro das ruínas e estará aberto para visitação gratuita a partir da próxima sexta-feira (19). No local, que virou um museu a céu aberto, além das ruínas da igreja que passaram pelo restauro, o visitante encontrará uma área de convivência e um Centro de Interpretação.
O secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, Ricardo Pandolfi, conta que a importância do local se dá pelo valor histórico e pela importância que representa no movimento abolicionista, já que foi palco da maior revolta de escravos do Espírito Santo.
“Em 1845, um padre propôs aos escravos daquela região a oportunidade de construírem um templo em troca de uma carta de alforria. Ao finalizarem a construção, em 1849, a carta de alforria não foi entregue a eles”.
Ricardo conta que uma manifestação aconteceu, em que os escravos quebraram a igreja e houve, inclusive, a necessidade de uma intervenção das forças nacionais do Brasil Império. “Queimado era, na verdade, o grande centro econômico dessa região, que se chamava Freguesia de Vitória”.
O historiador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo Filipe Oliveira conta que o local já é tombado pelo Estado.
“O Iphan está estudando ainda a possibilidade para tombar esse monumento nacionalmente, mas não só as ruínas, mas todo aquele conjunto que compreende a lagoa, o canal dos escravizados e também o cemitério que existe atrás da igreja”.
Com a restauração, foram instalados ainda sala de exposição, saguão, área de serviço e banheiros com acessibilidade, além de um ponto de apoio administrativo e urbanização do local, dentro daquilo que é aprovado pelo Iphan, no entorno da igreja.
A partir de sexta-feira, as visitas serão feitas por agendamento. Interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) da Serra pelo telefone (27) 3251-6822. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.
A partir do agendamento, é disponibilizado um monitor da Setur para acompanhar os visitantes.
Comentários