Capixaba vai percorrer 14 mil km em viagem de moto até a Amazônia
Motociclista fará percurso entre Rondônia e Tocantins sozinha. Aventura está prevista para durar 45 dias
Escute essa reportagem
Depois de 100 mil quilômetros rodados, 20 estados do Brasil e cinco países da América do Sul visitados, a motociclista capixaba Luciana Patez parte para um novo desafio amanhã: uma expedição de moto, sozinha, por toda a região Norte.
O percurso, segundo ela, completa seu roteiro de viagem por terras brasileiras.
“Quando tirei minha carteira de moto quis conhecer o nosso Estado e visitei todas as cidades. Depois, pensei: 'Tenho que fazer mais coisas'. Então, comecei a ir para as divisas, Rio, Minas, São Paulo, e fechei o Sudeste de moto”.
E acrescentou: “Veio um sonho atrás do outro, fui até o Nordeste, conheci todas as capitais, depois Centro-Oeste. No ano passado, fui para o Sul, estiquei a viagem e fiz cinco países: Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai. Faltava só o Norte do Brasil, que farei agora”.
A viagem começa de Vitória até Brasília, onde ela participará do Capital Moto Week, maior evento de motociclistas da América Latina.
Depois de três dias, com toda a preparação e roteiro em mãos, ela dará início ao projeto Expedição Amazônia, em uma viagem de 14 mil quilômetros, que terá sua primeira parada em Rondônia e a última no Tocantins, durante cerca de 45 dias.
Mas quem se depara com a história de aventura de Luciana pode pensar que as jornadas pelas estradas já vêm de muito tempo, só não imagina que há quatro anos a analista de RH não tinha sequer uma carteira de habilitação.
Tudo começou quando ela enfrentou um câncer na sola do pé, o que a fez passar por três cirurgias e ficar sem poder andar por um bom tempo. Ela, então, quis um motivo para sair daquela situação e pediu nas orações. A resposta veio em um sonho.
“Eu sonhei e quando acordei falei para o meu marido: 'Quero ter uma moto'. Ele concordou com a ideia. O sonho era ser uma motociclista e rodar o mundo. Quando tirei a carteira, inicialmente, foi para trabalhar, era um percurso rápido de moto”, relembra.
Do sonho à realidade não demorou muito. Luciana, agora, coleciona histórias e bons momentos em uma longa trajetória pelas estradas. “Temos que acreditar nos nossos sonhos e tentar realizar todos eles. Afinal, a vida só vale a pena assim”, finaliza.
Dicas para quem quer fazer um desafio de moto
> O especialista Jânio de Paula aponta que alguns cuidados devem ser tomados para aproveitar a viagem com segurança:
> Estudar bem todo o trajeto, priorizando inclusive a melhor época (estação), condições das estradas, lugares para visitar, hotéis onde ficar, postos de abastecimento e lugares de paradas.
> É importante o cuidado com a motocicleta que vai ser usada no trajeto, que deverá estar totalmente revisada. Além disso, alguns itens de manutenção devem acompanhar a viagem, como por exemplo, ferramentas e reparador de pneus.
> Pesquise, estude e planeje bem a viagem. Use todos recursos disponíveis na internet, e muitos aplicativos podem ser úteis e ainda trazer benefícios para a viagem programada.
> O roteiro deve ser feito com percursos diários, que devem conter pontos de paradas, abastecimentos e locais para passar a noite.
> É importante também ter em mãos uma listagem das revendas e oficinas que poderão ser úteis em caso de necessidade.
Comentários