Feira de construção civil traz tecnologia e inovação ao ES
1ª ES Construção Brasil, que acontece até esta sexta na Serra, conta com projetos modernos e novas tendências da arquitetura
Escute essa reportagem
Deseja ficar antenado nas novidades tecnológicas e nas tendências do setor da construção civil? A dica é visitar a primeira edição da ES Construção Brasil, que começou nesta quarta-feira (17) e vai até sexta (19), no Pavilhão de Carapina, na Serra.
Logo na chegada, a exposição da Casa Conectada, que traz o conceito de arquitetura modular, ou seja, construção em módulos, mostra o que há de modernidade.
Para a montagem do espaço – que tem sala, cozinha, banheiro e quarto – foram usados painéis pré-fabricados da Lightwall, que é uma “parede de concreto leve” feita com EPS (poliestireno expandido), mais leves que os tradicionais, com a mesma resistência necessária.
Também foi utilizado vidro polarizado, que tem uma malha elétrica por dentro e, dependendo da intensidade da claridade, as moléculas dele se reorganizam e o vidro fica fosco, mas também pode ficar transparente, de acordo com a necessidade do morador.
Esse controle pode ser feito por um interruptor, conectado à luz da casa ou por controle remoto.
Também é aplicada a estratégia de construção seca – uma vez que não se usa água, por exemplo – e a casa inteligente, com tecnologia para automatizar todos os ambientes. Com isso, é possível ter o controle de cortinas, de áudio e vídeo da TV, da iluminação, do ar-condicionado, entre outros, por meio de um painel que ficará em um espelho, que é digital.
“Será possível tocá-lo para dar os comandos ou mesmo solicitar algo por meio da voz, tudo através da internet”, destaca a arquiteta Liliam Araujo, que assina o projeto da Casa Conectada.
A casa permite que outras tecnologias sejam embarcadas, como geração de energia fotovoltaica e tratamento de água.
Além da exposição da Casa Conectada e de produtos e serviços do segmento com 100 expositores, a ES Construção Brasil também conta com palestras técnicas e motivacionais com especialistas do setor, bem como um concurso de startups com prêmios em dinheiro e rodadas de negócios entre empresas.
Decoração
No evento, é possível voltar também o olhar para as tendências na hora de decorar, em um stand que recebeu o nome de Arquitetura + Design.
“Há uma preocupação de valorizar o conforto ao máximo, tentar trabalhar ambientes mais flexíveis que permitam vários tipos de uso, pensar em materiais que não tenham tanto impacto ambiental na produção. Mesclar essa tecnologia disponível com uma produção mais artesanal, cuidadosa, mais preocupada com o meio ambiente”, diz a arquiteta Angela Gomes.
ES Construção Brasil
Quando: A Feira da Construção começou na quarta-feira (17) e vai até esta sexta (19), das 14 às 21 horas.
Local: Pavilhão de Carapina, na Serra.
Entrada e estacionamento gratuitos.
Opiniões
Traz novidades
“Quando temos esse ambiente que tratamos de assuntos importantes, de políticas, de gestão, de governança nessa área (construção civil), é muito importante. Fora os negócios que as pessoas fazem em um local como esse. Então, é um evento que traz atividade econômica mais intensa, que traz novidades para o nosso Estado”.
- Renato Casagrande, governador do Estado
Mais econômica
“Essa feira não é destinada apenas para o construtor, mas também é uma ótima oportunidade para o consumidor entender como são os novos processos construtivos, que incluem casas autossustentáveis, com automação. Ao final, a inovação na construção civil se torna mais econômica do que no sistema convencional, porque não tem desperdício de material, além de ser ecologicamente correta”.
- Douglas Vaz, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES)
Transformações
“O setor tem passado por transformações muito importantes tanto na concepção de projetos como no planejamento das obras, o atendimento ao cliente com inteligência artificial. São diversas ferramentas que começam a chegar e vão propiciar mais produtividade, competitividade e qualidade”.
- Renato Correia, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção
Produtividade
“Hoje a construção civil está passando por um processo de transformação, pois ela precisa vencer essa crise, principalmente a crise de mão de obra. E com isso ela está em busca de processos e tecnologias mais disruptivos que ela consiga suprir essa carência da mão de obra. Então, a palavra de ordem hoje é produtividade. A Casa Conectada, que pode ser visitada na Feira da Construção, vem somar vários conceitos”.
- Liliam Araujo, arquiteta, que assina o projeto da Casa Conectada
Painel monolítico
“Apresentamos no evento (ES Construção Brasil), o painel monolítico, que é uma tecnologia construtiva que substitui a alvenaria tradicional que nós conhecemos hoje, que é a lajota. Essa é uma tecnologia que traz um painel com um núcleo de EPS, que é o poliestireno expandido, o isopor que nós conhecemos popularmente”.
- Leonardo Cypreste, expositor pela Isocil Indústria de EPS
Algumas novidades
Além do conceito de arquitetura modular, a chamada Casa Conectada conta ainda com os conceitos de construção off-site, que é construir fora do canteiro de obras, em uma fábrica, depois transportar a casa pronta, e só instalar o imóvel no local desejado, como explica a arquiteta Liliam Araujo.
Ela apresentou o projeto para a reportagem ontem, na abertura da ES Construção Brasil, no Pavilhão de Carapina, na Serra.
A casa foi construída em 10 dias.
Comentários