Família de Vila Velha procura Lila, arara-canindé que fugiu neste sábado
Ave foi adotada no Rio de Janeiro por uma veterinária que mora no ES há mais de 25 anos. Saiba como ajudar
Escute essa reportagem
Uma família do bairro Vila Nova, em Vila Velha, realiza, neste sábado (18), uma mobilização nas redes sociais para encontrar Lila, uma arara-canindé que fugiu da casa onde mora com a tutora, a veterinária Lilian Deise Storck.
A ave, que tem dois anos, foi adotada pela família há cinco meses em um criadouro no Rio de Janeiro. Lila fugiu no início da tarde deste sábado, enquanto treinava voo livre dentro da casa da família. Segundo a tutora, ela escapou por acidente ao entrar em um cômodo que nunca teve acesso.
"Ela faz voo livre, mas tem algumas regras. A gente não faz voo livre na cidade. Então, a gente estava treinando ela. Ela só voava dentro de casa, mas fez uma curva e acabou entrando em um quarto onde há uma janela sem tela", explicou.
Lilian Deise é paulista, mas mora no Espírito Santo há mais de 25 anos. A veterinária, que é dona de uma clínica, contou que a janela estava sem tela por causa de outra ave de estimação que a família possui, que não pode voar e fica no espaço. "A gente deixa ele lá para ele ver o céu, tomar um sol. E aí, ela [Lila], fez um voo único. Ela nunca tinha acessado o quarto, ela nunca tinha tido nem curiosidade".
Tutora acredita que Lila pode estar por perto
A veterinária procurou a ajuda de um amigo de profissão, especializado em animais silvestres. Segundo Lilian, o profissional afirmou que Lila não deve pousar muito longe de onde partiu. Por isso, a mulher pede ajuda para realizar buscas na região dos bairros de Vila Nova e Jardim Colorado, onde ela foi avistada. "Quanto mais gente conseguir, melhor".
Comentários