Especialistas ensinam a proteger pets e plantas do calorão
Dar banhos frequentes e evitar passeios nas horas mais quentes do dia estão entre as dicas. Plantas também exigem cuidados
Escute essa reportagem
A primavera chegou e trouxe junto o “calorão” para o Estado. Para hoje, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a temperatura deve atingir máxima de 34ºC na Grande Vitória.
Não são apenas os humanos que sofrem com o calor. Os pets e as plantas também precisam de cuidados especiais e, a pedido de A Tribuna, especialistas deram dicas de como protegê-los nos dias mais quentes.
De acordo com a médica veterinária Ákila Rodrigues, durante os períodos de calor intenso, é indicado dar água gelada aos pets, assim como colocar bloquinhos de gelo na vasilha do animal.
A médica destaca ainda que outra forma de aliviar o calor dos animais é com tapete gelado e banhos mais frequentes.
“O tapete gelado é recomendado independente da raça do animal e do tipo de pelagem. Já os banhos frequentes ajudam a aliviar o calor, porém algumas raças, por exemplo as com subpelo, como o Spitz, Aquita e Chow-chow, não têm recomendação de tomar banho toda semana. Para esses animais, com esse tipo de pelo, a gente recomenda picolé, tapete gelado e até um umidificador de ar”, explica.
Outra orientação dada pela especialista é evitar os passeios durante as altas temperaturas, já que o asfalto quente pode queimar as patas dos animais.
No caso das plantas, o calor excessivo acelera a evaporação da água e deixa o solo mais seco. Por isso, manter o solo úmido é essencial, segundo explica o biólogo Daniel Gosser Motta.
“O período ideal para se regar as plantas é pela manhã e ao final da tarde. Vale lembrar que devemos regar somente o solo e não as folhas, pois há o risco das folhas ficarem queimadas com a incidência direta do sol”.
Daniel explica ainda que, apesar de as plantas necessitarem de exposição solar para realizar a fotossíntese, em dias de calor excessivo, deixá-las no sol o tempo todo irá prejudicá-las. “Por isso, devemos evitar deixar as plantas expostas ao sol no seu horário mais forte, entre 10 e 14 horas”.
“Pedras de gelo deixam a água fresca”
Durante os dias quentes, a cerimonialista Isabella Carla Lopes, de 31 anos, redobra os cuidados com seus pets, a cadela Princesa, 6, e o gato Théo, 5.
Como mora em apartamento, ela deixa uma fonte de água dentro de casa, onde os animais têm água corrente e gelada. “Ponho ainda algumas pedras de gelo dentro da água para deixá-la mais fresca”.
Isabella conta ainda que evita os passeios com Princesa nos horários em que o sol está muito quente. Além disso, as frequências de banho na cadela aumentam nesse período.
“Também costumo deixar o ventilador ligado para eles. Quando saio com a Princesa, carrego uma garrafa com água. Sempre ando com água para ela”.
As principais dicas
Dicas para os pets
1) Passeios
É recomendado evitar os passeios durante os horários em que o sol está muito forte, já que pisos, como o asfalto, podem queimar as patas dos animais.
2) Água
Pode-se dar água gelada aos pets, assim como picolés de frutas, dando preferências às frutas doces, utilizando apenas água e a polpa da fruta para a preparação do picolé, sem acrescentar açúcar.
3) Protetor solar
Os cães também precisam de proteção solar, principalmente algumas raças que possuem a pele sensível ou pets de pele clara.
4)Banhos
Os banhos ajudam aliviar o calor, mas algumas raças, como as que têm subpelo, não têm recomendação de tomar banho toda a semana.
Os tapetes gelados e até umidificadores de ar são alternativas que podem aliviar as altas temperaturas.
Dicas para as plantas
1) Irrigação
O período ideal para se regar as plantas é pela manhã e ao final da tarde. Vale lembrar que se deve regar somente o solo e não as folhas, pois corre risco de as folhas ficarem queimadas com a incidência direta do sol.
2) Exposição solar
Em dias de calor excessivo, deixar as plantas no sol o tempo todo irá prejudicá-las. Por isso, deve-se evitar deixar plantas expostas ao sol no horário mais forte, entre 10h e 14h.
3)Poda
O período recomendado para a poda das plantas é no final do inverno e início da primavera. Depois da poda, a planta fica mais sensível às temperaturas altas e à luz solar, por isso não se deve podar árvores em épocas de calor, como no verão.
4) Adubo
Adubar as plantas nos períodos de mais calor vai fornecer nutrientes que foram perdidos pelo fato de o solo estar seco.
Comentários