Com avanço da tecnologia, cirurgias estéticas se tornam mais satisfatórias
Especialistas alertam para prazo de validade dos procedimentos
Escute essa reportagem
Cada vez mais, as cirurgias plásticas alcançam resultados naturais e surpreendentes no rejuvenescimento facial e corporal. Com o desenvolvimento de novas tecnologias para tratamentos avançados de beleza, as cirurgias ganham aliadas e se tornam ainda mais potentes e satisfatórias.
É o que contam os especialistas entrevistados pelo jornal A Tribuna. Cicatrizes, rugas, flacidez, gordurinhas e outros efeitos do envelhecimento já são combatidos com a associação entre a cirurgia plástica e os procedimentos não cirúrgicos.
O médico cirurgião plástico Ariosto Santos comenta os benefícios dessa combinação para os pacientes.
“Hoje, o que está em voga na cirurgia plástica é o uso de tecnologias associadas com as cirurgias. É comum fazer uma cirurgia de face e utilizar uma tecnologia para potencializar o resultado final, tanto na retração quanto na qualidade da pele, por exemplo. Essas novidades são aliadas da cirurgia plástica e deixam as pacientes ainda mais belas”.
Entre as novidades em procedimentos não cirúrgicos, está um novo protocolo do conhecido Fotona 4D, uma das tecnologias mais avançadas do rejuvenescimento, revela a médica dermatologista Juliana Drumond.
O tratamento, que não é cirúrgico, associa o laser a um produto derivado do DNA purificado do salmão (PDRN), estimulando ainda mais a regeneração celular e a produção de colágeno e de elastina na pele.
“Com o novo protocolo do Fotona 4D, potencializamos os resultados para as pálpebras, as rugas embaixo dos olhos e o ‘código de barras’ ao redor da boca. Agora, o laser tem uma penetração maior e melhora o estímulo de colágeno. As pacientes estão amando!”.
Segurança
Casos recentes de procedimentos estéticos com peeling de fenol surpreenderam a população e geraram um debate, com orientações de entidades de classe e de conselhos de saúde sobre a legalidade desse tipo de tratamento.
A médica dermatologista Karina Mazzini reitera a importância de sempre realizar cirurgias e procedimentos estéticos com médicos específicos e habilitados para o trabalho.
“Sempre que for fazer um procedimento estético, opte por um médico. Se for de pele, vá a um dermatologista. É preciso garantir a segurança ao realizar os tratamentos. Essa é uma orientação básica, uma dica que sempre dou. O dermatologista é quem faz procedimentos estéticos de pele de forma segura”.
Procedimentos não cirúrgicos têm validade
As tecnologias utilizadas nos procedimentos estéticos alcançam resultados mais duradouros, mas especialistas alertam: todo procedimento tem prazo validade. Cuidados após os tratamentos podem ajudar a prolongar os resultados.
A durabilidade dos resultados dos procedimentos estéticos não cirúrgicos pode variar, a depender de diversos fatores.
No caso do botox, um dos procedimentos mais comuns nos consultórios, a manutenção é mais frequente ao longo do ano, mas há tecnologias que promovem resultados mais duradouros.
O médico cirurgião plástico Ariosto Santos explica que estes procedimentos avançados alcançam ótimos resultados e permitem que os pacientes tenham maior tempo de reflexão sobre a realização de uma cirurgia plástica.
“Normalmente, é possível ganhar de dois até cinco anos de durabilidade em alguns procedimentos de rejuvenescimento. Quando a aplicação de tecnologia é dupla, é possível um tempo maior para decidir, em um segundo tempo, sobre a necessidade de realização de uma cirurgia”.
Cuidados
As dermatologistas Karina Mazzini, Oliete Guerra, Juliana Drumond e a médica Renata Melo orientam que, para prolongar os resultados de um procedimento estético, é necessário adotar uma rotina de cuidados e um estilo de vida saudável.
Entre os cuidados, por exemplo, estão a hidratação adequada, o uso de protetor solar, a alimentação saudável, a prática de alguma atividade física e consultas periódicas com o médico para adotar um protocolo pós-procedimentos, por exemplo.
Comentários