Nova lancha do Aquaviário com 2 andares e vista panorâmica
Catamarã “Morro do Moreno” recebe últimos ajustes na Bahia e aguarda fim de trâmite para chegar ao Espírito Santo em breve
Escute essa reportagem
Dez meses após o início do funcionamento, o Sistema Aquaviário vai ganhar reforços em breve. Com quase tudo pronto para vir para o Estado, a nova embarcação terá dois andares, espaço para 120 pessoas, ar-condicionado e um “andar” superior com vista panorâmica.
Batizada de “Morro do Moreno”, a nova lancha, modelo catamarã (de casco duplo), fará viagens entre as estações da Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que a nova embarcação está pronta na Bahia, mas ainda passa por trâmites com as autoridades marítimas para vir para o Espírito Santo. A data para a chegada, porém, não foi revelada.
“Tem alguns ajustes na embarcação que estão sendo feitos, por exigência, que esperamos concluir nos próximos dias. Após a chegada ao Estado, ainda vai passar por nova inspeção, outras adequações e plotagem, além dos trâmites para liberação e testes antes de começar a operar”, informou.
Ele adiantou que a quarta lancha do aquaviário é “ double deck”, ou seja, a primeira com dois andares. “Apesar de ser maior, assim como as outras, ela terá ar-condicionado e banheiro. Também tem cobertura nos dois andares, mas, por ter a parte superior mais aberta, acaba ganhando um apelo turístico diferenciado, permitindo uma maior contemplação.”
Por ser mais alta, não irá até a estação de Porto de Santana, em Cariacica, já que não será possível para passar por baixo das Cinco Pontes, acrescentou o secretário.
Reforço
Além dos dois andares, a embarcação vai permitir ampliar em 30% a capacidade do Sistema, frisou Damasceno. “Com a chegada, vamos ter quatro embarcações, sendo uma reserva e três em operação. Então, aquela terceira linha, que hoje funciona só aos finais de semana – entre a Prainha e Porto de Santana –, vai passar a ser operada a semana toda, com aumento no número de viagens.”
Nos finais de semana e em horários de pico, as estações chegam a registrar filas por causa da alta procura pelo serviço.
O que vem por aí no aquaviário
Nova embarcação
Chamada de “Morro do Moreno”, a nova embarcação do Sistema Aquaviário deve chegar em breve ao Estado. Segundo o governo, ela passa pelos últimos ajustes na Bahia. Ainda não há data definida para operar.
A nova lancha é um catamarã (casco duplo), com duble deck, ou seja, dois andares.
Além de espaço para 120 passageiros, ar-condicionado e banheiros, terá uma parte superior mais “aberta”, permitindo a contemplação da baía pelos passageiros.
Fará viagens entre a Praça do Papa, Vitória, e a Prainha, Vila Velha.
Reforço nas viagens
A nova embarcação ainda deve ampliar em 30% o número de viagens do Sistema, que passará a ter quatro lanchas (três em operação e uma reserva).
Com a chegada, a linha entre Porto de Santana, Cariacica, e a Prainha, em Vila Velha – que hoje só funciona aos fins de semana –, passará a operar todos os dias.
Novas estações
Outro ponto em estudo pelo Estado é a ampliação no número de estações. O governo está finalizando o anteprojeto de três novas estações em Vitória: no antigo terminal Dom Bosco, em frente à Praça Pio XII (Centro) e na rodoviária.
A ideia é na próxima etapa do Sistema licitar, juntas, as três novas estações. Dessa forma, a baía de Vitória funcionaria como uma avenida e as seis estações seriam como os pontos de ônibus.
Comentários