Anchieta tem o 1º imóvel com história preservada
Prédio onde funciona a Casa da Cultura Angelina Lopes Assad, construído em 1927, agora é patrimônio histórico e cultural
Escute essa reportagem
O prédio da Casa da Cultura Angelina Lopes Assad, em Anchieta, litoral Sul do Estado, foi tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade.
Com isso, o imóvel não pode ser alterado, destruído ou descaracterizado, e o município deve mantê-lo em boas condições.
O tombamento foi assinado no último dia 4 de novembro, e foi o primeiro feito pela Prefeitura de Anchieta. Localizada no bairro Porto de Cima, a Casa da Cultura foi sede da primeira Câmara Municipal e, mais tarde, abrigou a prefeitura.
Hoje, o espaço preserva as memórias da história legislativa e executiva da cidade, tornando-se um patrimônio cultural e afetivo para a população.
“A decisão reflete a preocupação em preservar o valor histórico, cultural e educacional do prédio e seu acervo, fortalecendo a identidade cultural da população e promovendo a conservação preventiva do monumento”, destaca a gerente municipal de Cultura, Maria Fernanda Barros.
O tombamento foi conduzido pela Gerência Estratégica de Cultura e Patrimônio Histórico, em parceria com o Conselho de Políticas Culturais.
A Casa da Cultura foi inaugurada em 1928, após ser construída a pedido de dom Helvécio Gomes de Oliveira, arcebispo de Mariana. Inicialmente, abrigou a Câmara Municipal, que antes funcionava em uma ala da antiga residência jesuítica, no atual Santuário Nacional de São José de Anchieta.
Entre as décadas de 40 e 50, passou a ser sede da prefeitura até 1990. Em 1996, o prédio foi transformado em centro cultural e, em 2008, passou a ser chamado de Casa da Cultura Angelina Lopes Assad, em homenagem a uma artista local que contribuiu para a formação musical e teatral da juventude de Anchieta.
Em 2022, foi reconhecida pelo Cadastro Nacional de Museus, vinculado ao Ministério do Turismo. O edifício possui uma arquitetura eclética, característica dos séculos XIX e XX.
Vale destacar que o local oferece visitas guiadas, que podem ser agendadas na Prefeitura de Anchieta.
SAIBA MAIS
A Casa da Cultura Angelina Lopes Assad fica em um edifício histórico de Anchieta, construído em 1927 e inaugurado em 1928. Originalmente, abrigava a Câmara Municipal.
Entre as décadas de 1940 e 1950, o edifício foi sede da prefeitura até 1990. Em 1996, o prédio passou a ser um espaço cultural e, em 2008, foi restaurado e renomeado.
Em 2022, foi reconhecido pelo Cadastro Nacional de Museus, vinculado ao Ministério do Turismo.
A arquitetura do prédio é eclética, refletindo os padrões sociais e artísticos dos séculos XIX e XX no Brasil.
O prédio possui dois pavimentos: o térreo abriga um auditório, e o segundo pavimento, com afrescos nas cores da bandeira de Anchieta, exibe um acervo museográfico.
Na Fachada destaca-se o frontão com o brasão municipal, datado de 1892, simbolizando a autonomia dos municípios do Espírito Santo.
A Casa da Cultura oferece visitas guiadas, promove a educação patrimonial e a preservação da identidade cultural de Anchieta, atendendo alunos, turistas e pesquisadores.
Comentários