Alunos de violino do ES vão participar de concerto no Rio de Janeiro
Alunos de violino vão participar hoje do evento de celebração de 50 anos do Método Suzuki no Brasil, que será no Rio de Janeiro
Escute essa reportagem
Talentos capixabas do violino vão participar de um concerto no tradicional Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Uma das “ferinhas” do instrumento é o pequeno Francisco da Rosa Bernado, de 5 anos. Com tão pouca idade, o menino promete encantar no evento, que acontecerá na noite de hoje, às 19 horas.
Junto com Francisco irão seus outros 15 colegas da música, compondo um grupo de crianças e adolescentes, sendo a mais velha com 16 anos. Todos são alunos de violino do Centro de Música Vitória e estão animados para a experiência fora do Estado, em que eles vão se juntar a outros 174 violinistas de várias regiões do País.
Segundo Adriana Vinand, violinista e CEO do Centro de Música Vitória, o concerto vai celebrar os 50 anos do Método Suzuki no Brasil, metodologia de violino mais usada no mundo inteiro, criado pelo músico japonês Shinichi Suzuki, após a Segunda Guerra Mundial.
O convite para a participação foi feito por Suray Soren, violinista na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
“Para mim, poder estar levando esse grupo para apresentar em um teatro, que é um dos mais importante que temos no País, é muito gratificante. É muito bom saber que posso proporcionar a eles essa experiência inesquecível”, disse a professora.
Ela também comentou a respeito dos ensaios. “O repertório que será apresentado é todo voltado para o Método Suzuki, são 10 volumes e teremos várias músicas de cada volume. Estamos ensaiando há quatro meses e eles são ótimos. Está muito lindo”.
Para o concerto, além de Adriana, três outros professores acompanharão o grupo, incluindo a pianista Sandra Bernabé.
Brunella Vinand, 13 anos, é uma das violinistas que está contando as horas. “Estou muito animada e um pouco ansiosa também, porque é uma oportunidade única e eu preciso fazer isso muito bem, mostrar o meu talento”, comentou a menina, que além de aluna, é filha de Adriana.
Comentários