X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

65 mil disputam carteira de motorista de graça no ES

São 18 candidatos disputando cada uma das 3.500 vagas do projeto CNH Social. Resultado sai no próximo dia 14


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 65 mil disputam carteira de motorista de graça no ES
Gessica Siqueira, 33 anos, conseguiu a habilitação nas categorias A e B totalmente gratuita através do programa CNH Social |  Foto: Fábio Nunes / AT

Mais de 65 mil candidatos se inscreveram para participar da segunda fase do projeto CNH Social 2024, promovido pelo governo do Espírito Santo.

Uma média de 18,6 candidatos disputam uma das 3.500 vagas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de graça. O resultado será divulgado no próximo dia 14, no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES).

Leia mais sobre Cidades

Para tirar a CNH na categoria B (carro), por exemplo, o condutor teria que desembolsar cerca de R$ 2.500.

Os selecionados estão sendo julgados com base nos critérios de seleção do programa. De acordo com o Givaldo Vieira, diretor-geral do Detran-ES, o primeiro deles é menor renda per capita.

“Essa menor renda é quase que definitiva. E aí depois entra maior número de componentes do grupo familiar, candidatos com um ensino fundamental completo e benefíciários do Bolsa Família. Tudo isso de acordo com o cadastro do Cadúnico, do governo federal. Depois data e hora de inscrição”.

Os candidatos selecionados devem ficar atentos e seguir os próximos passos do programa, respeitando os prazos para que não sejam considerados desistentes e fiquem sem o benefício.

Havendo desistentes, o programa convoca os candidatos classificados em uma lista de espera, os suplentes. “O sistema já fica com uma lista sequencial. Após 45 dias da matrícula a gente faz a chamada da lista de suplentes”.

A atendente de lanchonete Gessica Siqueira, 33 anos, conseguiu a habilitação A e B totalmente gratuita através do CNH Social.

“Meu sonho mesmo era ter a categoria A, pois amo moto. A categoria B veio para complementar, pois tenho quatro filhos e me ajuda bastante. Estou no aguardo para acrescentar a D e a E. Sonho em ter a profissão de caminhoneira”, explicou.

Uma nova edição do programa está prevista para acontecer no próximo ano.

O CNH Social possibilita o acesso das pessoas de baixa renda, de forma gratuita, à primeira habilitação nas categorias A ou B, bem como adição das categorias A ou B e a mudança para as D ou E e, ainda, aos cursos especializados para condutores profissionais.

Fique por dentro

2ª fase do CNH Social

A divulgação da lista dos candidatos selecionados na segunda fase do programa CNH Social 2024 será feita no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), no próximo dia 14, às 12h.

Link: detran.es.gov.br.

Nesta fase, foram ofertadas 3.500 vagas e 65.273 pessoas se inscreveram. Uma média de 18,6 candidatos disputando cada vaga.

Prazos

A partir da publicação, os selecionados deverão cumprir os prazos:

A matrícula on-line no site do Detran-ES deverá ser realizada em até 15 dias corridos a partir da data de divulgação do resultado.

Após a matrícula on-line, o candidato terá 15 dias corridos para procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) e concluir a abertura do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

Após, o candidato terá 30 dias corridos para realização da biometria e exames.

Os processos de primeira habilitação, adição ou mudança de categoria deverão ser concluídos dentro do prazo de 12 meses, a contar da data da abertura do processo no CFC.

Desistentes

É de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento das publicações, cumprimento dos prazos estabelecidos e a manutenção de seus dados atualizados, sob pena de ser considerado desistente do processo e perder o benefício.

Suplentes

Aqueles que não forem selecionados ainda terão a oportunidade de estar na lista de suplentes.

Com A lista, o objetivo é oferecer as vagas não preenchidas após desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de habilitação.

Os contemplados devem se atentar aos prazos de matrícula e das etapas do processo de habilitação.

A chamada única de suplentes tem como objetivo o melhor aproveitamento de todas as vagas ofertadas pelo governo do Estado.

Classificação

Os candidatos são convocados em ordem de classificação para preencher as vagas não ocupadas pelos selecionados na primeira etapa do programa por descumprimento das normas estabelecidas para a realização do processo.

A lista de suplentes será divulgada no dia 16 de dezembro, no site do Detran-ES (detran.es.gov.br).

Fonte: Detran-ES.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: