145 escolas da Serra vão ter botão do pânico
Cada unidade terá dois aparelhos que, ao serem acionados, enviam um sinal de socorro para a central da Guarda Municipal
Escute essa reportagem
Mais segurança nas escolas municipais da Serra a partir da próxima semana, quando começam a funcionar os 290 botões do pânico nas 145 unidades de ensino do município. Serão dois dispositivos por escola. Além deles, os diretores de cada unidade terão acesso a um botão do pânico virtual, que estará disponível nos smartphones deles.
“A medida foi pensada para dar mais segurança aos professores, alunos e funcionários das escolas. Além dos botões do pânico, já implementamos, em 40 unidades, o monitoramento por meio de câmeras na parte externa das escolas, que são integradas à Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal. A expectativa é expandir essa cobertura”, disse o prefeito da Serra Sérgio Vidigal.
De acordo com o prefeito, no momento em que o aparelho é acionado, ele envia um sinal de socorro para a Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal.
“Ao mesmo tempo, também é enviado um alerta para os smartphones que estão com as viaturas da Guarda. Em tela, serão mostrados a localização e os dados de quem acionou o botão. Com isso, a viatura mais próxima é encaminhada para o local da ocorrência em poucos minutos”.
Os botões do pânico distribuídos para as escolas passam a captar, transmitir e gravar o áudio do local da ocorrência imediatamente após seu acionamento.
“Assim, quem está na central ouvirá o áudio em tempo real do ambiente de onde partiu o pedido de socorro. Os agentes terão noção completa do que está acontecendo no local da ocorrência”.
O botão do pânico virtual que ficará disponível nos smartphones dos diretores de cada unidade de ensino também funcionará da mesma maneira.
Os diretores vão realizar hoje um treinamento para o uso do dispositivo. A expectativa é que, após os treinamentos, eles já sejam entregues às escolas e que passem a funcionar já na semana que vem.
Marluzi Andrade é diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Paulo Martinho Gomes, que fica no bairro Residencial Centro da Serra, na Serra, e atende 200 crianças com idade entre 2 e 5 anos.
“Nunca tivemos ocorrências. Mesmo assim, estamos sempre com atitudes de prevenção. O botão do pânico chega para somar, dando mais tranquilidade ao nosso cotidiano escolar”.
Saiba mais
Serra
Serão implantados em 145 unidades de ensino municipal da Serra, 290 botões do pânico, representando 100% das unidades.
A expectativa é que já estejam em funcionamento a partir da próxima semana.
Hoje os diretores das escolas realizarão um treinamento para o uso do dispositivo
Além dos dois botões do pânico, cada diretor terá, no smartphone, um botão do pânico virtual que funcionará da mesma maneira.
Após ser acionado ele envia um sinal para a Central de Videomonitoramento da Guarda do município.
Em tela, serão mostrados a localização e os dados de quem acionou o botão.
O aparelho também passa a captar, transmitir e gravar o áudio do imediatamente após seu acionamento.
Cariacica
O Botão do pânico é uma iniciativa já implementada em toda a rede municipal de ensino desde 11 de abril de 2023 e visa levar mais segurança para as escolas.
Vila Velha
Ativo desde abril de 2023, o “SOS Escola” é um aplicativo para acionamento emergencial pelas escolas da rede municipal de Vila Velha à Guarda Municipal.
Poderá ser acionado a qualquer momento pelas pessoas cadastradas.
Após o acionamento, uma mensagem irá aparecer na tela do computador, na Central de Operações da Guarda Municipal, indicando a unidade e o endereço de onde partiu o chamado.
Imediatamente, a viatura que estiver mais próxima será encaminhada para o local.
Vitória
Os dispositivos de segurança preventiva foram entregues, em janeiro de 2023, para 103 instituições de ensino, além dos cinco Centros de Ciência, Educação e Cultura.
Os profissionais ficarão o tempo todo com o equipamento. Em caso de necessidade, para acionar a Guarda Civil Municipal, basta apertar o botão SOS, segurando por três segundos.
A partir daí, o dispositivo estabelece uma comunicação com a Guarda, enviando o áudio da situação que estiver ocorrendo no local.
Fonte: Prefeituras citadas.
Comentários