Espírito Santo: aventuras em terra e no ar
Voo de parapente na rampa de Ubá é uma das atrações para os turistas
Escute essa reportagem
O turismo de aventura atrai visitantes para Castelo. Em terra e no ar, a emoção é garantida. Voo de parapente na rampa de Ubá e passeio na Gruta do Limoeiro estão entre as experiências que podem ser vivenciadas na cidade.
A rampa de voo livre de Ubá tem mais de 900 metros de altura e é aberta a visitação. Por lá, são realizados até campeonatos mundiais de parapente. No evento do ano passado, participaram competidores de 40 países.
Mesmo para quem não curte voo livre, a rampa é um lugar que vale a pena conhecer. Apreciar a vista do mirante já garante boas sensações. O lugar tem infraestrutura com banheiro, e, em dias de eventos, funciona também uma lanchonete.
Na comunidade de Limoeiro, a Gruta do Limoeiro, a 15 quilômetros da sede de Castelo, garante, além de muita aventura, uma viagem pela história. Ela é considerada a mais importante caverna do Estado. Tombada em 1984 pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Histórico do Espírito Santo, é o maior sítio arqueológico do Estado e objeto de diversas pesquisas, algumas ainda em andamento.
Na gruta, pesquisadores já encontraram 11 esqueletos de homens que viveram há cerca de 4.500 anos. Descobriu-se que o local foi habitado por índios. Mais recentemente, foi feito por lá o primeiro registro de fósseis de tigre-dentes-de-sabre encontrados em solo capixaba. Além do felino gigante, foram achados restos de outras três espécies de animais pré-históricos, como preguiças-gigantes.
A entrada da Gruta possui um paredão superior com 30 metros de altura e uma garganta de 40 metros de largura com 6 metros de altura. Possui vários salões internos, por onde é possível se aventurar, mas com o uso de uma lanterna, é claro, porque o local é totalmente escuro. Para evitar o susto, é bom já ir preparado para encontrar morcegos por lá.
Toda a beleza, entretanto, compensa esse tipo de contratempo: fontes de água, pedras e galerias de rara beleza tornam o passeio espetacular. As visitas ao interior da gruta são guiadas por condutores locais.
Vale destacar que a Gruta do Limoeiro também faz parte do turismo religioso em Castelo. Na entrada, existe uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, inspiração para os devotos irem até lá rezar.
Paraíso para quem ama plantas
Braço do Sul é o destino ideal para quem ama plantas e gosta de levar umas mudinhas para casa. No viveiro Braço do Sul Cactos e Suculentas, a Ana Paula Thomazini Faccini cultiva diversas espécies. Tem suculenta que parece de borracha, outra que lembra uma alface… É até difícil escolher. Além de comercializar as plantas no local, ela fornece para floriculturas e mercados espalhados pelo Espírito Santo. Para agendar uma visita, basta enviar mensagem para o contato (28) 99953-0524.
Atrativo religioso
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, localizada no centro de Castelo, é um ícone religioso do município. Construída entre as décadas de 50 e 60, foi tombada como patrimônio cultural do Espírito Santo no ano de 1988.
Por fora, a fachada imponente do templo chama atenção. Por dentro, as pinturas e os vitrais encantam. A igreja fica aberta todos os dias, das 6h30 às 20h. São realizadas missas diariamente, com exceção de quinta-feira, às 7h, às 9h e às 19h.
Onde se hospedar e onde comer
Opções no Centro e no interior
- Vivenda Clima das Montanhas
Ubá. Contato: (28) 99981-5721
- Casa do Lago
Forno Grande: Contato: (28) 99972-5006
- Pousada Lua e Sol
Centro. Contato: (28) 3542-0119
- Chácara da Tuia
Benfica. Contato: (28) 99277-9003
- Castelo Hotel
Rodovia Pedro Cola. Contato: (28) 99951-9482
- Empório do Morango
Forno Grande. Contato: (28) 99986-6884
- Café na Tuia
Forno Grande. Contato: (28) 99966-7188
- Bamboozal Bar e Restaurante
Mamona. Contato: (28) 99941-8871
- Restaurante Bumblebee
Centro. Contato: (28) 99967-1212
- Restaurante Gauchão
Centro. Contato: (28) 3542-2825
Comentários