Cultura, lazer e diversão em Marechal Floriano
O município, localizado nas montanhas capixabas, proporciona aos turistas conexão com a natureza e uma viagem pela história
Escute essa reportagem
Entre os destinos incríveis do Espírito Santo está Marechal Floriano, na região das montanhas capixabas. O município, colonizado por italianos e alemães, proporciona diversão, lazer e uma viagem pela história.
Passear por Marechal Floriano é se conectar com a natureza, em empreendimentos rurais que estão de portas abertas para os visitantes. A 17 quilômetros da sede, a Cachoeira do Zeca, em Santa Maria de Marechal, é um deles.
A proprietária, Fabiana Krohling, há anos compartilha com o público o prazer de desfrutar de tamanha beleza. “É uma cachoeira com várias quedas d’água e com poços que permitem que adultos e crianças se banhem e se divirtam por aqui”, disse.
Para tornar o atrativo natural ainda mais aprazível, ela montou um restaurante, onde serve almoço e porções. O acesso dos visitantes é liberado aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17 horas, e, em dias de semana, apenas para grupos e com agendamento. Não paga para entrar, somente pelo consumo no local.
Também entre os lugares imperdíveis de Marechal Floriano está o charmoso distrito de Araguaia, uma vila que exala a cultura italiana e proporciona uma viagem pela história.
E, por falar em viagem, a antiga Estação Ferroviária Araguaya é um atrativo de lá. O local, por onde passava o trem que seguia do Espírito Santo para o Rio de Janeiro, hoje funciona como posto de informações turísticas e espaço de lazer para os moradores. Fica aberto todos os dias, das 8h às 17 horas.
Bem pertinho da estação está o Museu Ezequiel Ronchi, onde a monitora Isadora Boldrini guia os turistas por uma viagem pelas memórias dos imigrantes italianos que povoaram Marechal Floriano. São mais de mil peças usadas por eles e que ajudam a contar a história do município.
História que é preservada, também, através das danças típicas. Grupos de dança mantêm vivas as tradições e ajudam a propagá-las, em apresentações no Espírito Santo e Brasil afora. Em Araguaia, existem dois deles, um formado por crianças com idades entre 6 e 12 anos e outro formado por mulheres de 17 a 70 anos, unindo as gerações em torno da preservação dos costumes locais.
Cidade das Orquídeas
Marechal Floriano é chamada de Cidade das Orquídeas, por ser uma região com prevalência da planta e grande variedade de espécies.
Existem orquidários importantes no município, entre eles o Orquidário Tesch, em Santa Maria de Marechal, que recebe visitantes de vários lugares do mundo. Por lá, o proprietário, Fábio Jacob Tesch, possui 800 variedades da planta, entre as quais há espécies raras que chegam a custar R$ 15 mil.
Para visitar o Orquidário Tesch é preciso agendar pelo telefone (27) 99942-3523.
Tradições na culinária
Marechal Floriano foi colonizado por alemães e italianos, e essa mistura cultural está muito presente nos costumes e na culinária do município.
O Restaurante Estação Araguaya, em Araguaia, é comandado por Fabiano Krebel, descendente de alemães, e Gláucia Christo, descendente de italianos. E os clientes saem ganhando, com essa combinação, porque saboreiam receitas feitas com as duas influências culturais e, ainda, no fogão a lenha. O restaurante abre de segunda a sexta, das 10h30 às 14h, e nos fins de semana, das 10h30 às 14h30.
*KR Comunicação
Comentários