Roteiro de belezas e delícias em Castelo
O município localizado nas montanhas capixabas oferece aos visitantes experiências cheias de aventura e contato com a natureza
Escute essa reportagem
Um lugar com belas paisagens e empreendimentos que proporcionam aos visitantes um passeio superagradável, divertido e cheio de delícias. Assim é Castelo, localizado a 137 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo. O município figura entre os destinos recomendados a quem deseja passear pelas montanhas capixabas.
Além de se destacar na economia pela exploração de rochas ornamentais e pela atuação na indústria e na agricultura, Castelo vem fortalecendo o turismo por meio da valorização de atrativos naturais e desenvolvimento do empreendedorismo.
O município abriga o Parque Estadual Forno Grande, onde fica o Pico do Forno Grande, que influenciou a escolha do nome da cidade. Conta a história que exploradores de ouro viram nas montanhas da região uma semelhança com um castelo cercado por muralhas. A formação rochosa que fazia parte dessa paisagem mais tarde ganhou o nome de Pico do Forno Grande, porque lembra o forno que os imigrantes italianos usavam para fazer pão.
O parque é uma unidade de conservação integral aberta a visitação, diariamente, das 8h às 16 horas. O acesso é gratuito. Além do Centro de Visitantes, possui trilhas autoguiadas, que levam aos poços amarelos, a cachoeiras e ao mirante Pedra Azul, que tem vista para a famosa formação rochosa em Domingos Martins.
Na comunidade de Forno Grande, a empresária Joelma Kuster transformou uma plantação de morango em um dos grandes atrativos de Castelo. O Empório do Morango oferece aos visitantes a experiência de colher a fruta. No restaurante, o morango também rouba a cena, no suco e nas sobremesas deliciosas que fazem parte do cardápio.
“Iniciar o empreendimento foi acreditar no potencial turístico de Castelo. E tem dado certo. Começamos com o colhe e pague de morango, há três anos, e hoje temos também a cafeteria e o restaurante. Por final de semana, passam por aqui cerca de 500 pessoas”, diz Joelma.
Na zona rural e no Centro, Castelo possui cervejarias, bares e restaurantes para receber bem os turistas, além de opções de hospedagens que proporcionam uma experiência diferenciada em contato com a natureza. Entre os exemplos, estão a Vivenda Clima das Montanhas, bem próxima à Rampa de Ubá, e a Casa do Lago, em Forno Grande, que fica a cerca de mil metros de altitude.
Castelinho
No centro de Castelo, um castelo chama atenção. É a Biblioteca Municipal Ciro Vieira da Cunha, conhecida como Castelinho. Além de um acervo de 13 mil livros, possui um mirante, de onde é possível observar a cidade.
Café com estilo
Na comunidade de Forno Grande, uma cafeteria cheia de estilo proporciona aos visitantes uma experiência gostosa e divertida. Chamada de Café na Tuia, possui um verdadeiro acervo de antiguidades, que os próprios clientes ajudam a aumentar, segundo o proprietário, Evaldo Dias Sartori. Cadeiras e mesas feitas com objetos reciclados e até partes de ônibus e caminhonete compõem o cenário inusitado. A cafeteria abre em fins de semana e feriados.
Corpus Christi
Anualmente, o município de Castelo atrai milhares de turistas, de dentro e de fora do Espírito Santo, durante a celebração da Festa de Corpus Christi, uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Brasil.
As ruas da cidade ficam cobertas pelos famosos tapetes feitos com folhas, flores e pedras, entre outros materiais, confeccionados durante meses pelos fiéis.
*KR Comunicação
Comentários