Noções de robótica para crianças já a partir dos 3 anos
Projeto Corte de Lovelace, desenvolvido pelo Ifes, vai começar a ser aplicado na versão kids na escola Nilda Vanette, na Serra
Escute essa reportagem
Noções de robótica e introdução ao pensamento computacional serão ensinadas a crianças a partir de 3 anos em um centro municipal de educação infantil (Cmei) na Serra.
A iniciativa faz parte do projeto Corte de Lovelace, desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que trabalha em parceria com escolas estaduais e municipais.
Das 310 crianças matriculadas no Cmei Nilda Vanette, em Valparaíso, 63 estão participando diretamente do projeto-piloto. Nesta primeira etapa, foram selecionados os alunos de 5 anos, mas o objetivo é fazer com que crianças de até 3 anos façam parte do projeto.
A diretora da escola, Simone Smiderle, conta que tudo teve início em 2023, quando inscreveu o Cmei na seleção Lego Education.
“A partir dos ensinamentos desse projeto, que trabalha nas crianças a resolução de problemas, experimentação, persistência e resiliência – e nunca ter desistido do processo –, nós avançamos com esse novo projeto-piloto, que é a robótica educacional para criança”, conta.
De acordo com ela, as crianças já construíram os robôs com materiais recicláveis. Eles foram expostos na escola. A partir de agora, com o pontapé inicial do novo projeto, os alunos, junto com os professores, estudarão maneiras de dar vida a esses robôs.
Nas aulas serão abordados principalmente os fundamentos do pensamento computacional.
Simone conta o que são: “A decomposição, que é dividir problemas grandes em partes menores; o reconhecimento de padrão, que é encontrar elementos que se repetem; a abstração, que é focar no que é importante e ignorar os detalhes; e o algoritmo, que é criar uma série de passos para resolver os problemas”.
A professora Márcia Oliveira, do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Ifes, é coordenadora do projeto Corte de Lovelace.
“Nós já trabalhávamos com alunos dos anos finais do ensino fundamental e médio. E agora estamos iniciando o Corte Kids, que seria voltado para o ensino de desenvolvimento computacional e robótica para a educação infantil. A ideia é que a gente já comece, desde cedo, a trazer esses conhecimentos da robótica para a educação infantil”.
A iniciativa nasceu em 2017 e até o final do ano estará presente em 20 municípios do Espírito Santo. Cerca de 2 mil estudantes já passaram pelo curso.
O foco é capacitar alunos de baixa renda, priorizando meninas, uma vez que este é um espaço predominantemente masculino.
Comentários