X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Jovens guardiões contra as queimadas

Estudantes da Emef Talma Sarmento de Miranda, em Cariacica, têm textos escolhidos em redação que debate o aquecimento global


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Jovens guardiões contra as queimadas
Enoque Rocha, diretor da Escola Talma Sarmento, com os estudantes durante visita à sede da Rede Tribuna |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Outros dois textos do concurso de redação proposto pelo projeto Guardiões da Natureza foram selecionados, tendo queimadas e aquecimento global como protagonistas do conteúdo.

Felipe Jorge Medeiros, de 14 anos, e Kevyn Pachêco Ferreira, 15, ambos do 9º ano, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Talma Sarmento de Miranda, em Cariacica, foram os autores das redações escolhidas e celebraram o resultado.

“Aprendi muito ao escrever. O projeto me ajudou a abrir os olhos para o meio ambiente. O desmatamento e a poluição são grandes problemas”, disse Kevyn.

Idealizado pela Reserva Águia Branca e pela Rede Tribuna, o Guardiões da Natureza contempla nove escolas na Grande Vitória. Cada uma delas realiza um concurso de redação, e, nele, os alunos do 7º ao 9º nono ano do ensino fundamental precisam produzir um texto com o questionamento: “Como ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos e cuidar da natureza?”.

Cada corpo docente escolar seleciona 25 redações, e os alunos escolhidos junto com professores e diretores visitam a sede da Rede Tribuna, onde conhecem os trabalhos desenvolvidos na empresa, e também aquele realizado na Reserva Águia Branca.

Na visita, são reveladas as duas melhores redações, e os estudantes que as escreveram farão uma visita à Reserva Águia Branca em outubro.

Enoque Rocha, diretor da Escola Talma Sarmento, contou que essa é a segunda vez que a escola participa do Guardiões. “Tive a oportunidade de estar indo à Reserva no ano passado e este ano pude motivar novas turmas a participarem. Os alunos ficaram ansiosos por isso e abraçaram com unhas e dentes”.

Ele afirmou que trabalhar o assunto da preservação na escola é fundamental.

“É um tema (cuidado com a natureza) que é abrangente no mundo inteiro e poder desenvolver a leitura, escrita, interpretação e pesquisa com a redação é algo riquíssimo para a educação”.

Em relação à visita à Reserva, Rafael de Jesus, coordenador de Sustentabilidade do Grupo Águia Branca, disse que os alunos podem esperar uma experiência única, em meio ao verde e ao som das aves. “Tudo isso, num local de acolhimento e preservação da natureza”, comentou.

Fique por dentro

Nove instituições participam da ação

- Guardiões da Natureza

O projeto  promove o incentivo à leitura e à escrita e também estimula os estudantes a pensarem em maneiras de cuidar do meio ambiente.

Ao todo, nove instituições de ensino de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra fazem parte da ação.

Cada escola realiza um concurso de redação internamente com os estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, selecionando 25 redações sobre o tema “Como ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos e cuidar da natureza?”.

Até setembro, os 25 selecionados de cada escola farão uma visita à Rede Tribuna.

Nas visitas, são reveladas as duas melhores redações, previamente corrigidas e escolhidas pelo corpo docente. Os textos serão publicados no jornal A Tribuna e no Tribuna Online.

Em outubro haverá a premiação: os dois alunos de cada escola com as melhores redações e o professor receberão, na Reserva Águia Branca, os títulos de Guardião da Natureza e Escola Guardiã da Natureza.


Redações selecionadas

Alta temperatura no planeta

Imagem ilustrativa da imagem Jovens guardiões contra as queimadas
|  Foto: Acervo pessoal

Atualmente, o nosso meio ambiente sofre por diversos impactos e problemas ambientais causados pelo homem. Um dos principais fatores que afetam o meio ambiente é o aquecimento global, que é o aumento da temperatura média no planeta, causado por atividades humanas que geram uma grande quantidade de gases formadores do efeito estufa e acabam retendo mais calor no planeta, aumentando a temperatura média e ocasionando esse aquecimento.

O aumento da temperatura média causa diversos problemas como: o derretimento das geleiras e calotas polares, provocando aumento no nível dos oceanos, podendo inundar ilhas e cidades litorâneas, prejudicando o habitat de várias espécies e áreas da agricultura.

Ele também pode aumentar o período de seca em regiões onde a falta de água é grande, entre vários outros problemas.

Sendo assim, é necessário a ajuda de todos para proteger o nosso meio ambiente e trazer o bem-estar para todos os seres vivos da Terra, realizando simples ações, como: ser contrário a qualquer tipo de queimadas e desmatamento, reduzir o uso de combustíveis fósseis, utilizando fontes de energia limpa e renovável. Com essas ações, podemos reduzir em muito o aquecimento global.

- Felipe Jorge Medeiros, 9º C

Poluição é um ato criminoso

Imagem ilustrativa da imagem Jovens guardiões contra as queimadas
|  Foto: Leone Iglesias/ AT

O desmatamento e a poluição são muito prejudiciais para o meio ambiente. Cortar e fazer queimadas em matas podem ser alastrar muito, podendo ceifar a vida de vários animais, e a poluição pode prejudicar o meio ambiente, como rios, lagos e praias, deixando a água tóxica e podendo trazer problemas de saúde.

Com o passar dos anos, pesquisas apontam que o desmatamento e a poluição estão aumentando gravemente, podemos ver isso com as queimadas no pantanal.

As queimadas também não ocorrem só por causa da ação dos humanos, elas podem ser provocadas muito por raios, mas geralmente ocorrem em áreas secas.

A poluição é um ato criminoso do ser humano, que realmente deveria ser interrompido, sendo sempre causado por descarte irregular de lixo, como copos descartáveis, papéis e restos de comidas tóxicas para os animais, e isso afeta bastante a vida animal.

Portanto, podemos resolver esse problema, para isso se deve parar com a queimada de resíduos tóxicos perto da natureza e também parar de jogar resíduos tóxicos na natureza. Mesmo tomando as devidas precauções, sabe-se que o ser humano, em sua maioria, não se preocupa em ajudar o meio ambiente por mais que a geração futura vai precisar dele para sua sobrevivência.

- Kevyn Pachêco Ferreira, 9º B

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: