Alunas criam projeto inovador de reciclagem
Sob orientação da professora Adrea Quadros, estudantes do Ifes propõem venda de sacolas coloridas para facilitar reciclagem
Escute essa reportagem
Um projeto inovador busca fazer a diferença na sustentabilidade e preservação do meio ambiente em Guarapari. Sob a orientação da professora Andrea Quadros, o grupo Guardiãs do Meio Ambiente, formado por Natália Aloquio, Brenda Nery, Kaliany Cardoso e Lorrany Cabral, alunas do curso técnico de Administração do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), quer promover a reciclagem e a separação correta do lixo domiciliar.
“O projeto surgiu de uma observação simples no dia a dia. Quando desenvolvemos um raciocínio crítico com os alunos, percebemos que a indústria gera muito resíduo e não tem uma destinação final dos produtos que consumimos, as embalagens não são recicladas”, explica a professora.
Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas
Intitulado “Colorindo o Futuro: Sacolas para Separação e Reciclagem de Lixo”, o projeto propõe a venda de sacolas coloridas específicas para a separação de resíduos recicláveis. Cada cor de sacola representa um tipo de material: plástico, metal, papel, vidro, orgânico e não recicláveis, facilitando, assim, a organização dos resíduos.
O projeto não se limita à venda de sacolas. As alunas também planejam realizar demonstrações nas escolas para educar as crianças sobre a importância da reciclagem e como separar corretamente o lixo, com o objetivo de conscientizar a população sobre educação ambiental.
A professora Andrea faz provocações acerca do papel que a sociedade pode desempenhar no cuidado com o meio ambiente e até onde vai o conhecimento sobre a sustentabilidade.
“Com saco preto e azul não dá para fazer reciclagem. Por mais que as pessoas tentem colaborar e fazer uma coleta seletiva, poucas pessoas sabem. Como a gente recicla o lixo consumido no dia a dia? Nós não sabemos sobre lixo, e esse ‘não saber’ tem a ver com educar e ter o hábito de reciclar”, afirma.
Definido todo o projeto, as alunas se inscreveram no Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae, que fomenta ideias de alunos do ensino público para que sejam colocadas em prática e beneficiem a comunidade local.
Neste mês, o “Colorindo o Futuro” está na disputa da primeira etapa, que exige engajamento nas redes no Instagram @guardiasmeioambiente. “O projeto precisa de ajuda na 1° fase de avaliação que é o Desafio nas redes, da qual a equipe criou um Instagram e publicou sobre o projeto e o Desafio. Cada curtida vale 1 ponto”, detalha Natália Aloquio.
Nova bicicleta para cadeirantes
Inovação e inclusão é o que não falta em um projeto desenvolvido por alunos de Engenharia do Centro Universitário Faesa. A iniciativa busca criar uma bicicleta mais acessível para cadeirantes.
O veículo adaptado é movido pela força das mãos e seguirá em desenvolvimento até o fim deste ano. Sete alunos de Engenharia Mecânica do 5º período participam da ação, e o professor Pablo Amorim segue no comando.
Dentro da disciplina Projeto Integrador, surgiu a ideia de praticar a inovação e o compromisso com a inclusão social, por meio da criação de uma bicicleta acessível. Os estudantes colocaram a mão na massa a partir de fevereiro.
Eles já têm o protótipo, e o objetivo para o segundo semestre, de acordo com Pablo, é fazer as adequações necessárias, um estudo mais elaborado para tentar otimizar a ideia e facilitar a questão de acoplamentos dos sistemas, redução de peso e, consequentemente, do custo.
“O projeto é uma forma de proporcionar aos alunos um aprendizado único, construído ativamente, que visa transformar ideias em soluções concretas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, disse Pablo.
Ele explicou que o diferencial da ação é o preço. “Existem vários modelos desse tipo [bike] no mercado, só que são muito mais caros. Estamos trabalhando para torná-lo mais acessível, com um menor custo para a população”, completou o profissional.
Lorena Amorim, Guilherme Ferreira Jorge, Júlio Cesar Zavaris e Marcell de Souza Pinheiro fazem parte do time de alunos que está dedicado.
“É inspirador ver como a tecnologia e a criatividade podem se unir para promover a inclusão e a mobilidade para todos. Estamos empenhados em continuar aprimorando este modelo, garantindo que ele seja acessível e eficiente para os cadeirantes”, comentou Júlio.
“Trabalhar nesse projeto tem sido uma experiência de aprendizado e crescimento pessoal e profissional, e estou orgulhoso de fazer parte disso”, completou.
Comentários