X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Estudantes se dão bem em concurso de redação

Resultados foram divulgados nesta segunda (02)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes se dão bem em concurso de redação
Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna, com alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adão Benezath |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

Muita emoção e felicidade. As duas primeiras jovens protetoras do meio ambiente foram escolhidas: Vitória Barros Sant'Anna e Rebeca Rodrigues Lucas, ambas de 14 anos, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adão Benezath.

Elas venceram o concurso de redação proposto pelo projeto Guardiões da Natureza, tendo feito os melhores textos da escola.

Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas

A descoberta da vitória aconteceu na segunda-feira (02), quando alunos da Adão Benezath, localizada na capital, visitaram a Rede Tribuna. Na ação, os estudantes conheceram os trabalhos desenvolvidos na empresa e aqueles realizados na Reserva Águia Branca, um espaço de mais de 2.000 hectares mantido pelo grupo Águia Branca, em Vargem Alta.

Vitória contou que ficou “tremendo de felicidade” com a conquista. “Sempre gostei de ler e escrever, e vi no concurso uma oportunidade de unir essa paixão a um tema muito importante”.

Rebeca também estava radiante. “Nunca tinha ganhado algo assim, ainda mais abordando um tema que eu gosto e acho fundamental de ser discutido”.

A pedagoga da instituição, Maysa Fonseca, contou que professores de Língua Portuguesa, Ciências e Geografia se uniram para a iniciativa, abordando temáticas do projeto em sala de aula.

Ela disse que os estudantes ficaram muito empolgados em participar e que foi difícil selecionar os melhores textos, porque várias redações estavam ótimas.

“É uma ação muito importante, que juntou duas urgências na educação: falar de sustentabilidade e escrever. São duas questões que a gente não pode deixar de lado em um momento nenhum, principalmente nessa etapa de escolaridade que eles estão”, disse. O professor de Língua Portuguesa Wanderson Chaves foi um dos que apoiaram os jovens nas aulas.

É válido ressaltar que a Adão Benezath foi a primeira escola que fez as visitas à Rede Tribuna. Outras oito visitarão a sede até novembro. Em dezembro, 18 alunos e nove professores vão participar da cerimônia de entrega dos títulos de Guardião da Natureza e Escola Guardiã da Natureza, que será realizada na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta.


Redações selecionadas

Preservar a natureza, preserve a vida - Vitória Barros Sant'Anna

Atualmente, um dos assuntos mais discutidos, sem dúvida, é o meio ambiente. Já se perguntou sobre a razão pela qual esse tema é tão relevante?

A natureza desempenha um papel crucial em nossa existência, pois nos provê com água, ar e alimentos essenciais. Por isso, devemos reconhecer a importância vital de sua preservação. Mas, como podemos contribuir para sua proteção?

O processo de conservação ambiental requer esforços coletivos e colaboração mundial, como acordos e conferências globais de conscientização, por exemplo: a Rio-92/Eco-92 e o Protocolo de Kyoto.

Também exige ações individuais, que devem ser promovidas pela sociedade: coletas seletivas de lixo, uso racional da água e energia, diminuição do uso de plástico e muito mais!

Nós sabemos que o funcionamento inadequado de um sistema pode ter efeitos prejudiciais, e isso se aplica a nossa abordagem em relação ao meio ambiente. Devemos agir agora, não apenas para nosso bem, mas também pelas gerações futuras que herdarão este planeta.

Como cuidar da natureza e ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos? - Rebeca Rodrigues Lucas

O meio ambiente e sustentabilidade são temas de extrema importância nos dias de hoje. Com o aumento da população mundial e o desenvolvimento industrial, é imprescindível tomarmos medidas para preservar e conservar os recursos naturais, garantindo qualidade de vida das gerações presentes e futuras. A ação humana tem causado danos significativos ao meio ambiente, como a poluição de rios, o desmatamento e a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Para alcançar a sustentabilidade, é necessário adotar práticas para preservação da natureza. Uma das principais medidas é a redução do consumo de recursos naturais não renováveis, como o petróleo e o carvão. Isso pode ser feito através do uso de energias renováveis, como a solar e a eólica , que são limpas e não emitem gases poluentes.

Além disso, é fundamental investir na educação ambiental, conscientizando a população sobre a importância da preservação da natureza, incentivando práticas sustentáveis no dia a dia. Outra medida importante é a proteção dos ecossistemas naturais, como as florestas e os oceanos. Esses ecossistemas são responsáveis pela regulação do clima, pela purificação do ar e da água, além de abrigarem uma grande diversidade de espécies. Um dado alarmante sobre o desmatamento foi o que ocorreu na Amazônia em 2021. Segundo registros do instituto Imazon, cerca de 10 mil quilômetros de mata nativa foram destruídas em 2021, um crescimento de 29% em relação a 2020, essa destruição dos ecossistemas pode levar a consequências graves, como o aumento do aquecimento global e a extinção de espécies.

Portanto, é fundamental que governos, empresas e a sociedade civil se unam em prol da preservação do meio ambiente e da promoção da sustentabilidade. Ações individuais, como consumo consciente e a redução do desperdício, são importantes para termos um futuro melhor. Mas para construir um mundo mais sustentável, é necessário cada um de nós fazermos a nossa parte.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: