Alunos da rede pública viram "Guardiões da Natureza"
Projeto idealizado pela Reserva Águia Branca e pela Rede Tribuna estimula estudantes a preservarem o meio ambiente
Escute essa reportagem
Entusiasmo e consciência ambiental marcaram o lançamento do Guardiões da Natureza, projeto idealizado pela Reserva Águia Branca e pela Rede Tribuna.
Lançado na última segunda-feira (02), o projeto promove o incentivo à leitura, à escrita e estimula os estudantes, em um esforço coletivo, a se conectarem e preservarem o meio ambiente.
Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas
Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna, afirmou que essa primeira etapa da iniciativa foi um sucesso e comentou sobre o que está por vir.
“Cada escola vai fazer uma visita à Rede Tribuna, e no fim desse ciclo, teremos 18 alunos selecionados com as melhores redações na temática ambiental. No final do ano, eles (estudantes e nove professores) serão certificados com o título Guardiões da Natureza em uma solenidade que vai acontecer na Reserva Águia Branca”.
Bruno Chieppe, diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, falou sobre o Guardiões da Natureza e outros projetos no campo da sustentabilidade.
Segundo ele, o grupo Águia Branca tem como propósito mover o mundo com excelência e respeito às pessoas. “Neste contexto, temos diversos projetos no campo da sustentabilidade, o que é fundamental para um mundo melhor.
Uma de nossas iniciativas é a Reserva Águia Branca, uma área importantíssima da Mata Atlântica nas montanhas capixabas”, disse Bruno Chieppe.
Para o diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, o projeto Guardiões da Natureza é muito importante e deixará um legado para as futuras gerações.
“O projeto Guardiões da Natureza é muito importante neste esforço coletivo de conscientizarmos, principalmente as crianças, que precisamos preservar as riquezas naturais, que este é o melhor legado que podemos deixar para as futuras gerações”, observou.
Bruno Chieppe finalizou dizendo: “Considero fundamental que os jovens criem essa conexão com a natureza, com os temas sustentabilidade e consciência ambiental. Assim, a preservação fará parte do cotidiano dos jovens, que serão os agentes de mudança que o planeta precisa”.
"Nosso objetivo é trazer conhecimento" - Adriana Denadai, gestora de sustentabilidade do grupo Águia Branca
Integrar pessoas e natureza. É assim que a gestora de sustentabilidade do grupo Águia Branca, Adriana Denadai, apresenta a Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta.
Criada em 2017, a reserva ambiental tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável. É nessa missão que projetos no campo da sustentabilidade se destacam, a exemplo do Guardiões da Natureza, idealizado pela Reserva Águia Branca e Rede Tribuna.
À reportagem, Adriana Denadai falou sobre a importância de conectar as pessoas ao meio ambiente e transformá-las em multiplicadoras nessa missão de preservar a natureza.
A Tribuna – Qual é o objetivo do projeto Guardiões da Natureza?
Adriana Denadai – Esse projeto integra outros que temos feito em educação e cultura. Na verdade, é um portfólio de ações que nos move a reconectar as pessoas com a natureza. O nosso objetivo é trazer conhecimento e estimular que pessoas reflitam sobre a importância da natureza na vida delas, seja em área de preservação ou nos locais onde residem.
- Eles assumem a missão de serem multiplicadores?
Exatamente. Buscamos jovens que reflitam sobre isso, pois a natureza está em todo lugar. À medida que eles falam sobre isso, escrevam sobre isso, em temas de redação, por exemplo, eles vão estar pensando e refletindo sobre os cuidados com a natureza e de como poderão incorporar esses cuidados na rotina diária.
Queremos reconectar as pessoas com a natureza. Precisamos de pessoas mais responsáveis, mais comprometidas e que levem essa mensagem da conscientização para mais pessoas.
- O projeto Guardiões da Natureza se consolida como um sucesso. Tanto é que tem escolas querendo participar da seleção, mas essa fase já foi encerrada. Qual a mensagem que deixa para esse público?
Esse é um primeiro ciclo, um projeto-piloto. Outros projetos virão, mas um não é igual ao outro. Vamos aprendendo no processo para que no ano que vem possamos voltar com mais novidades, com a parceria da Rede Tribuna.
Entenda o projeto
O projeto Guardiões da Natureza promove o incentivo à leitura, à escrita e também estimula os estudantes a pensarem em maneiras de cuidar do meio ambiente.
Ao todo, nove instituições de ensino localizadas nas cidades de Vargem Alta, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra farão parte da ação, que conta com um concurso de escrita.
Cada escola realiza o concurso internamente com os estudantes do 9ª ano do ensino fundamental, selecionando as 25 melhores redações sobre o tema “Como cuidar da natureza e ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos?”.
Ao longo deste mês e de novembro, os 25 selecionados de cada escola farão uma visita à Rede Tribuna, onde conhecerão os trabalhos desenvolvidos na empresa, e também à Reserva Águia Branca, um espaço de mais de 2.000 hectares mantido pelo grupo Águia Branca em Vargem Alta.
Nas visitas, serão reveladas as duas melhores redações, previamente corrigidas e escolhidas pelo corpo docente da escola. Os textos serão publicados no jornal A Tribuna e no Tribuna Online.
Em dezembro, haverá premiação: os dois alunos de cada escola com as melhores redações e o professor irão para a Reserva Águia Branca receber os títulos de Guardião da Natureza e Escola Guardiã da Natureza.
Comentários