X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Aluna de Vila Velha ganha prêmio nacional

Ana Luiza Lopes Santana, de 15 anos, conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Aluna de Vila Velha ganha prêmio nacional
Ana Luiza Lopes Santana contou com o apoio de sua mãe, Ariene Lopes |  Foto: - Divulgação

Em uma disputa com mais de 200 mil alunos de todo o Brasil, Ana Luiza Lopes Santana, estudante de 15 anos da Escola Sesi, em Araçás, Vila Velha, conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee) 2024, realizada pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, com apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A competição, que este ano bateu recorde de inscrições com 260 mil estudantes do 8º e 9º ano das redes pública e privada de todo o País, teve como objetivo promover o aprendizado sobre o uso eficiente da energia elétrica.

Durante o evento, mais de 7.800 alunos do Espírito Santo participaram das provas e Ana Luiza se destacou como a grande vencedora estadual, ganhando medalha de ouro e uma vaga para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2025.

Ana Luiza, que antes já sabia da importância de economizar energia no dia a dia, como apagar luzes e fechar a geladeira, aprendeu ainda mais sobre o impacto das pequenas ações, como a escolha de eletrodomésticos com selo de eficiência energética. “Agora estou mais atenta e tento aplicar o que aprendi em casa”, diz a jovem.

A premiação incluiu notebooks para os melhores alunos de cada estado, além de uma cerimônia especial que acontece hoje, em Brasília.

A EDP, empresa organizadora do evento, patrocinou as passagens, o hotel e o transporte para os vencedores, e Ana Luiza compartilha sua felicidade em representar o Espírito Santo. “Estou muito feliz e orgulhosa por ter participado. Nunca imaginei que iria alcançar algo tão grandioso. A experiência foi incrível”.

Com os olhos voltados para o futuro, Ana Luiza sonha em seguir a carreira na medicina, na área de pediatria.

“Agora, além do meu objetivo de ser médica, também me sinto mais motivada a continuar estudando e aprendendo sobre temas como a eficiência energética, que é tão importante para o nosso futuro”, finaliza.

A mãe da estudante, Ariene Lopes, de 42 anos, é artesã e está acompanhando a filha durante o evento. “Foi incrível tudo que vivemos. Ela é muito esforçada, e só de ser uma finalista foi uma vitória”, completa Ariene.

Informações

Imagem ilustrativa da imagem Aluna de Vila Velha ganha prêmio nacional
Edson Barbosa, diretor da EDP no Espírito Santo |  Foto: - Divulgação

“Iniciativas educacionais como esta reafirmam o nosso compromisso de levar informações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica para a população. A presença nesta ação reforça o compromisso da EDP com o impacto positivo nas comunidades em que estamos inseridos”.

Edson Barbosa, diretor da EDP no Espírito Santo

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: