169 mil estudantes fazem provão para avaliar ensino nas escolas no ES
Até o dia 22, alunos de instituições públicas e privadas participam do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo
Escute essa reportagem
Estudantes do Espírito Santo todo estão realizando provas para avaliar o quanto aprenderam e absorveram do que foi ensinado este ano.
Trata-se da aplicação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). Até o dia 22 deste mês, 169 mil estudantes farão a prova. Ela consiste de questões de Matemática, Português, Geografia e História.
O Paebes é aplicado para alunos do 2°, 5° e 9° anos de ensino fundamental e para a 3° série do ensino médio. Participam escolas das redes municipais, estadual, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e escolas privadas que aderirem.
Subsecretário de Planejamento e Avaliação da Secretaria de educação do estado (Sedu), Marcelo Lema explica que o programa objetiva avaliar a qualidade da educação no Estado, mostrando onde estão as potencialidades do sistema educacional e os locais onde é preciso melhorar.
“Nós queremos saber como cada um desses alunos está saindo de seu ciclo escolar. Esse programa nos serve como um parâmetro avaliativo para saber se estou conseguindo avançar ou não na educação deles, comparando de um ano a outro”.
Para as escolas públicas , a participação é obrigatória. Além disso, a partir deste ano, irá afetar parte do recebimento do ICMS pelos municípios.
“Os municípios que melhorarem seus indicadores educacionais poderão receber recursos do ICMS maiores do que os que não avançaram ou avançaram menos em resultados”, disse o subsecretário. Já para as escolas particulares, as provas são opcionais.
O Paebes foi criado em 2000, mas desde 2009 é aplicado anualmente. A série histórica permite intervenções melhores.
Por exemplo, no exame do ano passado, foi identificado que algumas áreas da Matemática não estavam sendo absorvidas pelos estudantes.
O subsecretário explica que ao identificar isso, foi possível realizar ações pontuais, como reforços para sanar esse problema. “Por exemplo, fizemos o PSA, que é um programa de fortalecimento de aprendizagem”.
A Sedu prevê que os resultados serão apresentados até o mês de fevereiro. Depois disso, serão consolidados pela secretaria e disponibilizados ao público.
Resultado ajuda a tomar decisões
Paebes
É o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo.
Ele tem como objetivo avaliar o nível de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos alunos ao final de cada etapa escolar.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), isso subsidia a tomada de decisões e implementação de políticas públicas que visam à melhoria do ensino no Estado.
Além dele, também existe o Paebes Alfa, que avalia a aprendizagem em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática das crianças do ciclo de alfabetização.
Aplicação
O Paebes e o Paebes Alfa são realizados através da aplicação de provas. Elas começaram a ser aplicadas no dia 4 e seguem até o dia 22 deste mês. Ao todo, 169 mil estudantes farão as provas.
Este ano, elas contemplam as disciplinas de Matemática e Português para o Paebes Alfa. Além disso, o Paebes terá Geografia e História.
Parceria
A avaliação é organizada pela Sedu em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Comentários