Produção de carne de boi dispara no ES
Novas técnicas têm apresentado resultado, levando o Espírito Santo a um aumento de 45,4%, alcançando 17.600 toneladas em 6 meses
Escute essa reportagem
Dados da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) mostram que o primeiro trimestre de 2024 foi positivo para a bovinocultura capixaba com disparada na quantidade produzida.
A produção de carne bovina teve alta de 45,4%, totalizando 17.600 toneladas, ante as 12.100 toneladas obtidas no primeiro trimestre de 2023. Para especialistas, isso é resultado de investimentos em tecnologia, novas técnicas e saúde animal.
Pecuarista referência em bois Brahman no Espírito Santo, o médico Paulo José Machado, por exemplo, comemora mais um resultado positivo.
Com base em testes feitos na Fazenda Salgadinho, em Cachoeiro de Itapemirim, Machado iníciou há três anos uma experiência com seu rebanho de cerca de 70 animais para confirmar a mesma rentabilidade da raça confinada em Compost Barn, que visa ao bem-estar animal.
No Compost Barn, segundo ele, os animais apresentam desenvolvimento expressivo, com ganho de peso, mudança na pelagem e comportamento mais sereno a cada dia. A incidência de ectoparasitas, como carrapato, berne e miíase praticamente é zerada.
“Há tempos vinha procurando solução para intensificar a cria, ou seja, produzir mais bezerros, tanto machos quanto fêmeas, para a comercialização de genética e também para o abate”, contou.
A propriedade de Machado é localizada em Baixada de Soturno, próxima às margens da rodovia Cachoeiro x Vargem Alta. O galpão tem 800 metros de área coberta e camas de 12 metros de largura.
No interior da construção, são 600 metros quadrados de cama à base de carbono. Além disso, há vários bebedouros abastecidos com água de qualidade e três cochos para sal proteinado, destinados aos animais adultos.
Entretanto, segundo o pecuarista, embora o experimento manteve foco em Brahman, o galpão abriga outras raças bovinas, também com potencial para carnes superiores. A marca ZRM já conta com o selo Premium para bois Brahman, resultado do cruzamento de Nelore, Gir, Guzerá e Krishna Valley.
Depoimento
Avanço tecnológico e investimentos
“O Espírito Santo tem registrado um aumento significativo na produção de carne, que é resultado de uma combinação de fatores como avanços tecnológicos, investimentos em infraestrutura e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor agropecuário.
Historicamente, o Espírito Santo não era conhecido como um grande produtor de carne em comparação com outros estados. Mas nos últimos anos, os produtores capixabas têm investido fortemente em modernização e melhoria das práticas pecuárias, o que resultou em um aumento expressivo na produção de carne bovina”.
Comentários