Vaca brasileira é mais cara do mundo
Viatina-19 é avaliada em R$ 21 milhões e pesa 1.100kg
Escute essa reportagem
Existem centenas de milhões de vacas no Brasil, mas uma em especial é extraordinária. Seu enorme corpo, branco como a neve, é vigiado por câmeras e um segurança armado.
Avaliada em R$ 21 milhões, Viatina-19 FIV Mara Móveis é a vaca mais cara já vendida em um leilão, segundo o livro dos recordes Guinness Book. É o triplo do valor da recordista anterior. E com 1.100kg, ela tem o dobro do peso médio de um animal adulto de sua raça.
À margem de uma rodovia que corta o interior do Brasil, os proprietários da Viatina-19 colocaram dois outdoors enaltecendo a grandeza do animal e convidando as pessoas a fazerem peregrinações para conhecer a supervaca.
A Viatina-19 é a síntese das ambições pecuárias do Brasil, produto de anos de esforços para criar vacas com mais carne. Os animais premiados são vendidos em leilões de altos valores — tão altos que os fazendeiros endinheirados compartilham a propriedade deles.
Eles extraem óvulos ou sêmen desses campeões, criam embriões e os implantam em vacas receptoras, na esperança de produzir mais animais excepcionais.
Comentários