Bandidos de olho em bikes elétricas e mais de 300 já foram roubadas
De janeiro a novembro, foram 312 ocorrências, contra 34 em 2024. Jovens e mulheres são os principais alvos, segundo especialistas
As bicicletas elétricas estão cada vez mais populares e os crimes de furtos e roubos acompanham o crescimento deste meio de transporte. De janeiro a novembro deste ano, foram 312 ocorrências, contra 34 em 2024.
Marlonn Dummer, especialista em Comportamento Seguro no Trânsito e membro do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran), destaca que entre os principais alvos estão jovens e mulheres.
“Na ótica do infrator, eles representam menor risco de reação e maior vulnerabilidade, aumentando a probabilidade de abordagem criminosa”, afirma.
Especialista e consultor em segurança viária, capitão Anthony Moraes Costa enfatizou que as bicicletas elétricas representam o presente da mobilidade urbana.
“É um veículo econômico, ágil e virou sonho de consumo de adultos e adolescentes. O mercado está superaquecido para esses produtos e, por isso, viram alvo de criminosos. A venda aos receptadores é facilitada pela falta de registro da maioria desses veículos”, opina.
O titular do 7º Distrito Policial de Vila Velha, delegado Carlos Vitor de Almeida, explica que a maioria dos casos ocorre na orla.
“A orla é muito movimentada, com muitas pessoas que usam o veículo. A Polícia Civil trabalha com a investigação para prender os criminosos”, reforça.
O município com mais registros é Vila Velha, com 191 casos, seguido de Vitória (71), Serra (30), Cariacica (8) e Guarapari (5).
Marlonn Dummer destaca que, além dos prejuízos materiais e do impacto emocional às vítimas, esse fenômeno repercute diretamente na segurança viária.
“A dinâmica de fuga dos autores desses crimes agrava o risco nas vias urbanas, uma vez que, ao se evadirem, muitos utilizam as próprias bicicletas elétricas para trafegar em alta velocidade, avançar na contramão ou realizar manobras perigosas. Essa conduta eleva o potencial de acidentes”.
O especialista recomenda utilizar cadeados de alta segurança (como modelos em U ou correntes reforçadas), sempre fixando o quadro a um ponto fixo robusto. Também estacionar preferencialmente em locais movimentados, bem iluminados e com vigilância.
“Sempre que possível, retirar a bateria ao deixar a bicicleta estacionada, já que a bateria é um dos componentes mais valorizados para revenda pelos criminosos”.
Os especialistas destacam a necessidade de avanço regulatório, especialmente em relação à identificação por placa.
Os Números
28 é a média mensal dos crimes
817,6% é o aumento em relação a 2024
Casos
Um jovem de 18 anos foi preso no último dia 3, apontado pelas investigações como responsável por uma série de assaltos a bicicletas elétricas em Vila Velha. Segundo a TV TribunaBand, mais de 10 ocorrências foram registradas, a última em 23 de novembro, em Itapuã. Contra ele, havia um mandado de prisão expedido pelo Juízo da 7ª Vara Criminal de Vila Velha. Ele foi levado à delegacia e encaminhado ao sistema prisional.
Preso em Vitória por furtos de 8 bikes
Um homem de 30 anos, considerado um dos principais autores de furtos de veículos elétricos na cidade de Vitória, foi preso no dia 23 de outubro, no bairro Santa Martha, na Capital.
Segundo a polícia, o suspeito é responsável por ao menos oito furtos qualificados, tendo como alvo principal bicicletas elétricas. Contra ele, havia mandado de prisão em aberto. As bicicletas foram recuperadas.
Bando furta loja na Praia da Costa
Um grupo de aproximadamente 20 criminosos invadiu e furtou uma loja de bicicletas elétricas na Praia da Costa, em Vila Velha, à 1h30 do dia 26 de junho.
Doze bicicletas elétricas foram levadas e 10 foram recuperadas pela polícia. Um adolescente confessou ter sido o mentor do furto. Na ação, foram apreendidos oito adolescentes (de 14, 15, 16 e 17 anos) e dois maiores, de 18 anos, foram presos em flagrante.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários