Surto no Santa Rita pode ter sido causado por fungo, aponta análise
Histoplasma, fungo presente nas fezes de morcegos e aves como pombos, foi encontrado em amostra coletada de paciente. Investigações continuam
	O surto de infecção registrado no hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, pode ter sido provocado por um fungo chamado Histoplasma, presente nas fezes de aves como pombos e também de morcegos. No entanto, o resultado ainda não é conclusivo e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) segue investigando a causa das contaminações em massa.
A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (3) pelo secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann. durante uma coletiva de imprensa.
Segundo ele, exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a partir de amostras de sangue encaminhadas pela Sesa, apontaram a presença do fungo em uma dessas amostras. Ao todo, a secretaria encaminhou 11 amostras à Fiocruz, de 11 pacientes, todos funcionários do hospital.
"O Histoplasma faz muito sentido nessa investigação por conta dos sintomas, do quadro clínico desses pacientes, pelo fato também de não haver transmissão entre pessoas", comentou o secretário.
A investigação, no entanto, não está fechada, uma vez que apenas um desses 11 pacientes testaram positivo para o Histoplasma.
"O que fizemos foi chamar novamente essas pessoas contaminadas para colher novamente o sangue, porque, nesse período, se for Histoplasma, esses pacientes devem ter desenvolvido anticorpos. E depois encaminhamos novamente, para ser testado o sangue desses pacientes", disse Hoffmann.
Além disso, a Sesa ainda trabalha como uma outra hipótese: a de que o surto tenha sido provocado por uma bactéria chamada Burkholderia, encontrada em uma amostra de água coletada de um dos bebedouros do hospital — localizado na área de descanso da enfermagem.
Tyago Hoffmann explicou que a constatação dessa bactéria ocorreu durante um teste realizado pelo próprio hospital em materiais ambientais. No entanto, segundo ele, a hipótese mais provável ainda é a de contaminação por Histoplasma.
"Normalmente essa bactéria causa quadros mais agravados do que o que nós vimos até agora. Além do mais, não foi encontrado nenhum rastro dessa bactéria  em nenhum teste de paciente. Ela só foi encontrada em uma amostra de água de um bebedouro. Então faz mais sentido que isso tenha ocorrido por conta desse fungo, o Histoplasma".
MATÉRIAS RELACIONADAS:
                      
                  
                  
              
                      
                  
                  
              
                      
                  
                  
              
                      
                  
                  
              
		
		
        
											
                                            
Comentários