X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Turismo ES

5 destinos para visitar no Espírito Santo em 2025

Destinos imperdíveis para colocar na lista de viagens para o próximo ano


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 5 destinos para visitar no Espírito Santo em 2025
|  Foto: Kamila Rangel

Da praia à montanha em poucos minutos, o Espírito Santo possui um território privilegiado de destinos turísticos que agradam todos os gostos. Pensando nessa diversidade, separamos cinco destinos imperdíveis para colocar na lista de viagens para o próximo ano.

Confira:

1. Domingos Martins

Imagem ilustrativa da imagem 5 destinos para visitar no Espírito Santo em 2025
|  Foto: - Divulgação

Para quem está buscando tranquilidade e um clima mais fresco, a região das Montanhas Capixabas é o lugar perfeito para tal. Domingos Martins é um dos municípios da região serrana mais procurados pelos turistas, e fica a 50 quilômetros da capital Vitória.

A cidade possui dez rotas e circuitos turísticos, que incluem desde atrativos naturais a empreendimentos como hotéis, bares, cervejarias, cafeterias e restaurantes. Além da gastronomia excelente, a cidade conta com opções de agroturismo, ideal para curtir com toda família.

Na Rota Imperial, o Agroturismo Valentim recebe a criançada para um dia de diversão no sítio, onde tem redário, casinha de boneca, balanço e escorregador, viveiro com porquinhos da índia, coelhos e pássaros, além de curral. As crianças podem acariciar os animais, alimentar os bezerros e passear de pônei.

O Bioparque das Aves agrada a crianças e adultos. No local, há cerca de 80 espécies, entre aves comuns e raras. Além de ver e alimentar os animais, é possível praticar pesca esportiva, fazer trilha e tirolesa, andar de pedalinho e colher morango. O local também tem cafeteria, restaurante e hospedagem.

Na Rota do Carmo, a Vila da Ormy proporciona a experiência de colher morangos em qualquer época do ano. No restaurante, além de sucos e sobremesas feitos com a fruta, o proprietário, Raphael Pontes Dias, serve diversas receitas típicas da culinária das montanhas, como a polenta frita ao molho de queijos com crispy de socol.

Veja detalhes: Atrativos para as crianças nas montanhas: o turismo na Região Serrana do ES

Já Pedra Azul, ainda em Domingos Martins, é possível encontrar restaurantes especializados na gastronomia de vários lugares da Europa, comandados por chefes renomados em volta de uma paisagem de tirar o fôlego.

Veja mais em: Novas receitas internacionais nos restaurantes de Pedra Azul  

Para os aventureiros, Pedra Azul também oferece turismo na área de trilhas, com opções de passeios pelas piscinas naturais à beira da Pedra do Lagarto e passeios de bugs pelas trilhas perto da pedra.

2. Guarapari

Imagem ilustrativa da imagem 5 destinos para visitar no Espírito Santo em 2025
|  Foto: - Divulgação

Para os amantes de uma boa praia, nada melhor do que estar a poucos minutos das praias de areias brancas e águas cristalinas de Guarapari. A cidade possui um complexo de dezenas de praias com infraestruturas preparadas para receber turistas.

Guarapari também é capital nacional da biodiversidade marinha, título recebido em outubro de 2024. Só no município, são mais mais de 766 espécies marinhas catalogadas.

Veja mais em: Guarapari vira capital nacional da biodiversidade marinha 

Além das praias, a cidade possui montanhas, bares, restaurantes, passeios e parques, que atraem turistas em qualquer condição climática.

Imagem ilustrativa da imagem 5 destinos para visitar no Espírito Santo em 2025
|  Foto: - Divulgação

Da praia às cachoeiras em meia hora, a Rota da Ferradura tem chamado a atenção dos turistas que procuram conexão com a natureza. A Rota abrange as localidades de Buenos Aires, Boa Esperança, Arraial de Jaboti e Jaboti, na área rural de Guarapari. Tem esse nome porque, olhando o mapa da região, esse roteiro turístico lembra a imagem de uma ferradura.

Os atrativos naturais, hospedagens, bares, restaurantes, cervejarias e cafeterias são motivo para tirar um final de semana para conhecer o local.

Conheça mais em: Passeio pela região das montanhas de Guarapari 

Neste final de ano, a cidade ainda recebe milhares de turistas atraídos pelo badalado réveillon, que promete ser animado com shows de artistas nacionais como Anitta, Pixote, Bruno e Marrone, Samuel Rosa e Cat Dealers.

Confira a programação: Guia com atrações para curtir o réveillon nas praias  

3. Pancas

Imagem ilustrativa da imagem 5 destinos para visitar no Espírito Santo em 2025
|  Foto: - Divulgação

Capital Estadual do Esporte Radical e Cidade Poesia. Pancas, na microrregião Centro-Oeste do Espírito Santo, vem ganhando destaque estadual e nacionalmente.

A 180 quilômetros da capital, o município oferece aos turistas experiências gastronômicas, como o Festival Gastronômico Sabores e Canções, com comidas típicas pomeranas, e atividades esportivas e aventureiras, como o circuito de tirolesas, o maior da América Latina.

O circuito de tirolesas, inaugurado em agosto, fica no bairro Nelson José Grobério e possui três quilômetros de extensão: a primeira parte dele tem 2.100 metros, e a segunda, 900 metros. O ponto mais alto da tirolesa fica a 400 metros do solo, e a velocidade de descida é de até 120 Km/h.

Veja mais em: Aventuras nas alturas na capital do esporte radical no ES  

Além de ser reconhecida pelas tirolesas, Pancas também sedia o conhecido Festival de Balonismo e recebe constantemente turistas internacionais para a prática de voo livre, rapel, trilhas e escalada.

Veja mais em: Investimentos no turismo em Pancas  

4. Santa Teresa

Imagem ilustrativa da imagem 5 destinos para visitar no Espírito Santo em 2025
|  Foto: - Divulgação

Santa Teresa é um dos destinos mais visitados por turistas no Estado por combinar cultura, história e vinícolas premiadas e restaurantes reconhecidos em um só lugar.

Reconhecida por lei como a primeira cidade colonizada por italianos no Brasil, quem a visita procura vivenciar um pouco do que a cultura italiana tem para oferecer na gastronomia, arquitetura e costumes.

São diversas opções de restaurantes espalhados pela charmosa Rua do Lazer e pelo centro da cidade. Na rota do Caravaggio, eles se destacam por pratos criados por chefes renomados.

Os amantes de cervejas e vinhos também são bem servidos. A cidade possui visitação à vinículas locais e cervejarias artesanais que servem diversos tipos de chopps em estruturas pensadas para os turistas.

O artesanato e o ecoturismo também se destacam. No centro de Santa Teresa, fica o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, que proporciona conexão com a natureza e muito aprendizado sobre espécies de plantas e animais. Tem observatório de beija-flores, espaço com animais taxidermizados e viveiro com araras e papagaios, entre outros atrativos.

Veja mais em: Pedaço da Itália no Espírito Santo  

O vale do Caravaggio é um espetáculo à parte. Com uma vista de tirar o fôlego, quem visita o Circuito pode usufruir da paisagem de diversas maneiras. Para os mais aventureiros, é possível aproveitar a rampa de voo livre para conhecer a cidade de cima durante um voo de parapente ou por um passeio de quadriciclo pelo circuito.

5. Itaúnas

Imagem ilustrativa da imagem 5 destinos para visitar no Espírito Santo em 2025
|  Foto: - Divulgação

Localizada no município de Conceição da Barra, norte do Estado, a vila de Itaúnas é um refúgio para quem busca tranquilidade. Suas dunas, praias selvagens e o tradicional forró pé de serra garantem momentos inesquecíveis.

Com um litoral extenso, quem vai pra Itaúnas consegue se deliciar com uma boa culinária, com pratos típicos preparados por nativos da vila.

O local também é ideal para a prática do ecoturismo. O parque possui diversos atrativos para os visitantes. No rio Itaúnas, o passeio de caiaque é uma das experiências imperdíveis.

Quem gosta de trilha também pode percorrê-las, em Itaúnas, a pé ou de bicicleta. Uma delas, inclusive, tem 18 quilômetros de extensão e é toda sinalizada.

Veja mais em: Pés na areia e ecoturismo em Itaúnas  

A vila também é conhecida nacionalmente por seu famoso Festival Nacional Forró de Itaúnas (Fenfit), que reúne artistas e amantes de forró de todo país durante três dias regados a muito forró.

Além da dança, o festival também é conhecido por revelar novos nomes de artistas do forró todos os anos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: