X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Vitória aumenta atendimento para pacientes com suspeita de dengue

A iniciativa busca prevenir o agravamento da doença, em um momento de aumento no número de casos na capital.


Ouvir

Escute essa reportagem

Os espaços foram instalados no Pronto Atendimento de São Pedro, com capacidade para 20 poltronas, e na Unidade de Saúde da Praia do Suá, com 10 poltronas. A iniciativa busca prevenir o agravamento da doença, em um momento de aumento no número de casos. Até o dia 13 de dezembro, 41 mortes pela doença já haviam sido confirmadas no Espírito Santo.

As salas estão preparadas para receber pacientes que procuram atendimento nos prontos atendimentos com sintomas da dengue e aqueles encaminhados pelas unidades de saúde. Além de hidratação venosa, outros cuidados necessários serão realizados, de acordo com a gravidade de cada caso.

O funcionamento será diário, incluindo fins de semana e feriados, das 7h às 19h. Além dessas salas exclusivas, as 29 unidades de saúde municipais seguem à disposição para atender a população, com serviços de triagem e cadeiras de hidratação para o manejo inicial dos pacientes.

"Essa é mais uma iniciativa importante para o combate à dengue, pois a doença pode causar sintomas graves de desidratação, especialmente em estágios mais avançados. Ao oferecer uma alternativa rápida e eficaz de hidratação, a sala de hidratação oral pode ajudar a reduzir o número de internações e complicações decorrentes da doença", explica a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue clássica são febre alta (acima de 38°C), dor no corpo, nas articulações, atrás dos olhos e de cabeça, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo.

Os sinais de alarme mais importantes e que exigem atenção redobrada são queda importante na pressão, alteração no nível de consciência (como a sonolência), hipotermia (queda significativa da temperatura do corpo), dor abdominal intensa, vômitos e sangramento em qualquer parte do corpo.

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) orienta que as pessoas com febre, dores no corpo, dor de cabeça, especialmente atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele procurem a Unidade de Saúde mais perto de sua residência.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: