Veja quais cidades do ES vão receber as primeiras doses da vacina contra dengue
Expectativa é que as doses sejam enviadas pelo Ministério da Saúde até o início de fevereiro
Escute essa reportagem
O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (25) a lista dos primeiros municípios brasileiros a receberam doses da vacina contra a dengue. No Espírito Santo, 20 cidades estão na lista e a expectativa é de que os imunizantes sejam enviados até o início de fevereiro pelo governo federal.
O público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.
Leia mais notícias de Saúde aqui
As 20 cidades capixabas que vão receber as primeiras doses da vacina contra dengue fazem parte da região Metropolitana de Saúde.
A expectativa do Ministério da Saúde é de que as doses sejam enviadas até o início de fevereiro. Ainda não há confirmação do número de imunizantes que serão recebidos pela Sesa.
Veja as cidades capixabas que vão receber as primeiras doses da vacina contra a dengue
- Vitória
- Vila Velha
- Serra
- Cariacica
- Viana
- Guarapari
- Afonso Claudio
- Laranja da Terra
- Fundão
- Itaguaçu
- Santa Leopoldina
- Domingos Martins
- Santa Teresa
- Venda Nova do Imigrante
- Santa Maria de Jetibá
- Ibatiba
- Brejetuba
- Marechal Floriano
- Conceição do Castelo
- Itarana
Fonte: Sesa
Critérios
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) explica que os critérios para definição dos municípios seguem recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entre os critérios estão o envio de vacinas às regiões com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas de casos nos últimos meses.
Público-alvo
O Ministério da Saúde definiu para 2024 o público-alvo da vacina contra a dengue de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A priorização deste grupo ocorre em virtude de ser a faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue no País, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa, e também pelo número limitado de doses ainda disponíveis.
Segundo dados de estimativa do Censo IBGE 2022, há no Espírito Santo 246.651 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Nos 20 municípios já definidos para a receberem as primeiras doses, são 137.438 crianças e adolescentes nesta mesma faixa etária.
Comentários