Pessoa idosa está mais ativa, dizem especialistas
Apesar de ser considerada historicamente uma fase de fragilidade e descanso, terceira idade tem sido aproveitada de maneira mais participativa
Escute essa reportagem
Seria a terceira idade ainda considerada como uma fase de descanso e fragilidade? De acordo com especialistas entrevistados, não. Essa visão tem mudado.
“Aquela pessoa idosa que se aposentava e ficava em casa esperando o tempo passar praticamente não existe mais. A gente está vendo uma revolução. Os idosos estão cada vez mais ativos e participativos. É uma geração mais exigente, que quer sair, viver a vida, aproveitar”, afirmou o geriatra Roni Chaim Mukamal.
Leia mais sobre Saúde e bem-estar
O mesmo afirmou Katharine Marino Colombo, médica de Família e Comunidade. “Estamos cada vez mais presenciando pessoas com mais de 60 anos em academias, praticando exercícios físicos e esportes nas mais diversas modalidades. Isso é qualidade de vida!”.
Segundo a profissional, há vários benefícios em dar espaço para o lazer e aventuras no dia a dia, pois atividades recreativas ajudam a reduzir estresse, ansiedade e depressão, e favorecem a interação social.
“Momentos de lazer muitas vezes envolvem atividade física, essencial para a saúde cardiovascular e a manutenção da mobilidade, promovendo o bem-estar emocional. Aventuras, novas experiências e desafios mantêm a mente ativa, ajudando a prevenir o declínio cognitivo, aumentando a confiança e a sensação de independência”, disse Katharine.
Rosiane Cazeli, geriatra da BestSenior, ressaltou que o lazer deve estar sempre presente, mesmo se a pessoa idosa possui alguma limitação física ou fragilidade. “Atividades simples como ler um livro, ouvir música e assistir um filme podem ser bastante prazerosas”.
Comentários