Hérnia de hiato: médica explica doença que pode ser confundida com infarto
A hérnia de hiato causa refluxo, cujos sintomas, como dor torácica e queimação, são parecidos com os do problema cardíaco
Escute essa reportagem

A hérnia de hiato é uma doença que pode confundir os pacientes com outras condições, sabia? Além de ter sintomas parecidos aos de pedra na vesícula, ela também causa refluxo gastroesofágico, que pode ser confundido com um infarto agudo do miocárdio.
Anualmente, estima-se que a condição atinja mais de 150 mil pessoas no Brasil.
De acordo com Sarah Pilon, endoscopista e gastroenterologista, o quadro é comum, especialmente na faixa etária acima dos 60 anos e em pessoas que têm sobrepeso ou obesidade.
“A hérnia de hiato ocorre quando há um alargamento do músculo diafragma, mais especificamente no orifício por onde passa o esôfago. Como este músculo é o responsável por separar o tórax do abdômen, essa abertura anormal pode levar ao deslocamento do estômago (que fica dentro da cavidade abdominal) para dentro do tórax”, informou a profissional.
Nesta edição do Fala, Doutora!, a fim de conscientizar leitores, Sarah deu outras informações sobre o problema.
A Tribuna – Quais são os sintomas da hérnia de hiato?
Sarah Pilon Algumas pessoas que têm hérnia de hiato não sentem nada. Mas, como ela pode causar a doença do refluxo gastroesofágico, muitos pacientes apresentam os sintomas relacionados, como azia, queimação e regurgitação. Também pode ocorrer dor no estômago, sensação de 'empachamento', dificuldade para engolir e náuseas. Estes sintomas podem ser esporádicos ou persistentes, e podem impactar consideravelmente na qualidade de vida do indivíduo.
Ela pode ser confundida com outros problemas?
Sim, é possível que os sintomas da hérnia de hiato, especialmente a náusea e a dor, possam ser confundidos com problemas na vesícula biliar.
Porém, frequentemente as pedras na vesícula causam dor após as refeições, na região superior direita do abdômen, enquanto a hérnia de hiato provoca uma dor mais no centro do abdômen, às vezes até no peito, e também costuma desencadear sintomas relacionados ao refluxo.
O refluxo, inclusive, pode ser confundido com infarto agudo do miocárdio. Pode ocorrer dor torácica e queimação, às vezes bem parecida com a do infarto, e confunde em alguns casos, principalmente quando é intensa.
O que pode causar a hérnia de hiato?
A principal causa da hérnia de hiato é o enfraquecimento do músculo diafragma, o que pode ocorrer com o envelhecimento, aumento da pressão dentro do abdômen (devido à obesidade, tosse crônica, constipação ou levantamento de peso), ou predisposição genética. Outros fatores, como gravidez e tabagismo, também podem aumentar o risco.
É uma condição que pode matar ou apenas atrapalha na qualidade de vida?
A hérnia de hiato, por si só, raramente é fatal. No entanto, pode levar a complicações como esofagite por refluxo, que por sua vez, é um fator de risco para o câncer de esôfago. Em casos raros, se a hérnia for muito grande, também pode ocorrer estrangulamento do estômago, mas isto é uma situação excepcional.
Como a pessoa pode descobrir que tem hérnia de hiato?
Se a pessoa apresentar sintomas sugestivos, o médico poderá solicitar exames para confirmar a presença de uma hérnia de hiato e avaliar o melhor tratamento.
Dentre os exames, pode ser realizada a endoscopia digestiva alta, que permite observar diretamente o esôfago e o estômago, ou outros exames, como a manometria esofágica, radiografia com contraste e tomografia computadorizada.
Existe tratamento?
Sim, o tratamento depende da gravidade dos sintomas e da presença de complicações. Em casos leves, as mudanças no estilo de vida como perder peso, evitar refeições em grande quantidade, não deitar logo após comer e elevar a cabeceira da cama podem ser suficientes. Se houver a doença do refluxo associada, é muito importante usar os medicamentos prescritos para o tratamento.
Quando os sintomas são graves, não melhoram com as medicações, ou se surgirem complicações, a cirurgia pode ser indicada para corrigir a hérnia de hiato. O procedimento cirúrgico mais realizado é a fundoplicatura, na qual é realizada uma válvula ao redor do esôfago e o estômago é reposicionado no local correto.
Fique por dentro
A hérnia de hiato é uma condição em que parte do estômago se projeta para o tórax, passando pelo diafragma. Ocorre quando o orifício por onde passa o esôfago se alarga anormalmente.
O quadro é comum, especialmente na faixa etária acima dos 60 anos e também em pessoas que têm sobrepeso ou obesidade.
Pode causar dor no estômago, sensação de empachamento, dificuldade para engolir e náuseas. Por poder causar a doença do refluxo, muitos pacientes apresentam os sintomas relacionados, como azia, queimação e regurgitação.
O tratamento depende da gravidade dos sintomas e da presença de complicações. Em casos leves, por exemplo, mudanças no estilo de vida podem ser suficientes.
Relevo no abdômen
Desconhecimento e preocupação

A influenciadora digital, atriz e ex-BBB Rafa Kalimann, de 32 anos, publicou nas redes sociais em 2022 que tinha sido diagnosticada com hérnia de hiato.
Seu relato foi dado depois que um internauta mencionou um relevo na região abdominal dela em uma foto de biquíni que a famosa havia postado. Ela o respondeu nos stories. “Não sabia o que era e fiquei megapreocupada”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários