Disposição e aventuras na terceira idade
O diretor comercial Jânio de Paula, de 67 anos, que é apaixonado por motos, fala sobre suas viagens
Escute essa reportagem
Esta terça-feira (1º) é dia de celebrar o Dia Internacional das Pessoas Idosas. E se você pensa que as aventuras param quando se envelhece, está enganado! Que o diga o diretor comercial Jânio de Paula, de 67 anos, que é um verdadeiro exemplo de alguém ativo e a todo o vapor na terceira idade.
Apaixonado por viajar de moto, ele já trilhou vários quilômetros com sua “amiga” de duas rodas. “Não consigo listar todos os lugares que já fui. Mas posso dizer que conheço o Brasil do Espírito Santo até o Rio Grande do Sul fazendo rotas famosas como a Serra do Rio do Rastro, Rastro da Serpente e Urubici”.
Leia mais sobre Saúde e bem-estar
Desde 1979 ele faz parte de encontros de motoclubes viajando dentro do Estado, Bahia, Rio e Minas Gerais. Ele, inclusive, é presidente do Sem Fronteiras Motoclube.
De acordo com o motociclista, os participantes do grupo formam uma verdadeira irmandade.
E o Brasil não foi o suficiente para essa mente aventureira. Jânio afirmou que a partir de 2013 quis expandir suas viagens para outros países, e assim fez. Na época, viajou para a Rota 66, nos Estados Unidos, e em agosto deste ano voltou ao local.
“A Rota 66 é famosa por filmes que todo motociclista já assistiu. Em 2013, fiz a viagem e fiquei fascinado. Passei pelo Vale da Morte, Los Angeles, Grand Canyon… Mas não fiz toda a rota na primeira vez. Em agosto deste ano voltei e resolvi fazê-la por completo”.
Em 2023, ele se aventurou com sua moto nos Alpes suíços, Alpes italianos e Alpes franceses e disse ter se apaixonado pela estrada e paisagem de tirar o fôlego. “Andar de moto me fascina muito justamente para descobrir o desconhecido”, afirmou.
Sobre os próximos planos de viagem, Jânio afirmou estar inclinado para ir à Noruega. Ele contou que sua esposa, Maria da Penha de Paula, 66 anos, gosta desse universo e o acompanha em rotas mais longas.
Segundo o diretor comercial, a idade não interfere em suas aventuras. “Se você me perguntar, minha carcaça é de 67, mas penso como um cara de 45. Sou movido à adrenalina, a momentos de ação, a novidades. Tenho uma vida bem ativa, e em 2018, por exemplo, já fui para Aparecida do Norte, em São Paulo de bicicleta”, comentou.
Você sabia?
O Dia Internacional das Pessoas Idosas é comemorado em 1º de outubro. A data foi designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 14 de dezembro de 1990. A celebração tem como objetivo homenagear os idosos e sensibilizar a sociedade sobre as suas necessidades.
Comentários