Dia Mundial da Obesidade: perda de peso é mais difícil para mulheres
Maior dificuldade de perder peso ocorre na menopausa. Mas especialistas apontam que é possível se mudar o estilo de vida
Escute essa reportagem
Na hora de perder peso, as mulheres enfrentam mais dificuldades, sobretudo durante a menopausa, ou seja, depois de 12 meses sem menstruar.
A endocrinologista Camila Pitanga Salim, membro titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, destaca que no período pós-menopausa pode haver uma dificuldade maior para as mulheres perderem peso.
Lembrando que a idade média em que ocorre a menopausa varia de 45 anos a 55 anos. Após essa etapa, a mulher entra na pós-menopausa.
“A composição corporal da mulher é diferente do homem. Existe uma tendência maior de acúmulo de gordura. As variações hormonais também contribuem”, disse Camila Salim.
Mas ela salienta que é possível perder peso. “A gente reforça as mudanças de estilo de vida (alimentação, atividade física, suplementação proteica quando necessário, hábitos saudáveis, como sono de quantidade, diminuir estresse e evitar tabagismo). Quando indicado, usamos medicamentos antiobesidade. Porém, o ideal é trabalhar a prevenção para entrar no climatério de forma saudável”.
A nutróloga Sandra Fernandes também reforça que a menopausa é um agravante. “A redução do estrogênio no perimenopausa e pós-menopausa acarreta redução de massa magra e aumento de massa gorda”.
Sandra Fernandes chama atenção para outro público: crianças e jovens, que também são protagonistas quando o assunto é ganho de peso devido ao sedentarismo e má alimentação.
Comentários