Quatro disputam o comando da OAB-ES. Veja quem são os candidatos
Votação da Ordem será no próximo dia 22. O escolhido vai assumir no início do ano que vem um mandato de três anos
Escute essa reportagem
As eleições da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) acontecem no próximo dia 22, e quatro advogados estão na disputa pelo comando da instituição.
Um deles é o atual presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, que busca a reeleição para um terceiro mandato consecutivo, estando no comando da seccional capixaba desde 2019.
Rizk atua como advogado trabalhista há 20 anos e também é professor universitário e membro titular do Fórum Nacional de Direito do Trabalho. Foi o presidente da OAB mais jovem da história e também já presidiu a Associação da Jovem Advocacia (AJA). Antes, foi líder estudantil.
Quem também está na disputa é Ben-Hur Farina, atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES), posto que ocupa desde 2022. Ele é advogado há mais de 30 anos, com especialização na área trabalhista e, na OAB-ES, já foi secretário-geral, conselheiro titular, ouvidor-geral e presidente da Comissão Estadual de Direitos e Prerrogativas. Também atua no Sebrae e desde 1991 faz parte do Sindicato dos Advogados do Espírito Santo.
Também disputa o posto o advogado José Antônio Neffa Júnior, que atua há mais de 20 anos no ramo e é especializado em Direito Processual Civil, atuando nas áreas cível, empresarial e tributária. É mestre em Direito e também professor universitário. Atualmente, ele ocupa o posto de presidente da 8 Subseção de Vila Velha da OAB-ES, tendo sido reeleito para o posto.
A única mulher candidata a presidência da OAB-ES na disputa deste ano é Érica Neves. Formada em direito desde 1999, ela é especialista em Direito Empresarial e Direito do Consumidor. Já ocupou o posto de secretária-geral adjunta da OAB-ES e atualmente é diretora estadual da Associação Brasileira dos Advogados (ABA). Em 2021, ela chegou a disputar o comando da OAB e teve 35,21% dos votos, perdendo para Rizk.
O mandato será de três anos e o eleito vai assumir no início do ano que vem. A votação será das 9 horas às 18 horas e seguirá o modelo direto, em cédula única. Apenas os advogados regularmente inscritos na Ordem podem votar, o que significa um eleitorado em torno dos 18 mil.
Candidatos
José Carlos Rizk Filho
Está em seu segundo mandato como presidente da OAB-ES e busca o terceiro consecutivo. Tem uma trajetória de 20 anos como advogado trabalhista. Professor universitário e membro titular do Fórum Nacional de Direito do Trabalho, destacou-se como o mais jovem presidente da OAB na história, tendo também liderado a Associação da Jovem Advocacia (AJA) após uma carreira como líder estudantil.
Ben-Hur Farina
Advogado com mais de três décadas de experiência. É especialista na área trabalhista. Em 2022, assumiu a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES). Em sua trajetória na OAB-ES, ocupou cargos como secretário-geral, conselheiro titular, ouvidor-geral e presidente da Comissão Estadual de Direitos e Prerrogativas.
Érica Neves
Graduada desde 1999, possui especializações em Direito Empresarial e Direito do Consumidor. Já ocupou o cargo de secretária-geral adjunta na OAB-ES e agora atua como diretora estadual da Associação Brasileira dos Advogados (ABA).
José Antônio Neffa Júnior
Tem mais de duas décadas de prática como advogado. Com enfoque em Direito Processual Civil, abrangendo áreas como cível, empresarial e tributária, possui o título de Mestre em Direito e também atua como professor universitário, ministrando aulas sobre Direito Processual Civil. Na OAB-ES, preside da 8 Subseção de Vila Velha, tendo sido reeleito para esse cargo.
Comentários