X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Projeto que cria limite nas dívidas com cartão de crédito será votado com urgência

Expectativa é que o texto seja analisado já nesta terça-feira (5) na Câmara dos Deputados. Se aprovada, a proposta segue para o Senado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Projeto que cria limite nas dívidas com cartão de crédito será votado com urgência
Instituições financeiras deverão adotar medidas para prevenir a inadimplência e o superendividamento |  Foto: Reprodução/Canva

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira (4), por 360 votos a 18, o requerimento de urgência para a votação do Projeto de Lei que limita o juro no rotativo do cartão de crédito. Com o regime de urgência, a proposta poderá ser votada em Plenário sem ter passado pelas comissões da casa.

A proposta, que tem como relator o deputado Alencar Santana (PT-SP), propõe um limite de 100% para o crédito rotativo caso o setor não apresente uma sugestão que reduza a taxa. Caso aprovada, caberá ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a fixação de limites para os juros do cartão de crédito.

O texto do relator determina que a limitação valerá caso o setor bancário não apresente uma proposta em até 90 dias após a publicação da lei. A proposta também regulamenta a renegociação de dívidas de até R$ 5 mil, através do programa Desenrola Brasil.

Santana criticou as taxas de juros, classificando o valor cobrado como "abusivo".

"É uma medida urgente e necessária para que a gente possa pôr fim a essa extorsão que está acontecendo hoje no nosso país. De um lado é o Desenrola, o refinanciamento da dívida das pessoas para que voltem a ter uma vida financeira plena e, ao mesmo tempo, uma limitação dos juros no cartão de crédito", afirmou em plenário na sessão desta segunda.

A expectativa é que o texto seja analisado pelos deputados já nesta terça-feira (5). Se aprovado, o projeto segue para o Senado.

Portabilidade da dívida

Uma das mudanças em relação ao projeto original, de autoria do deputado Elmar Nascimento (União-BA), é a portabilidade da dívida do cartão de crédito e de outros débitos relacionados a ele, incluindo os já parcelados pelo próprio cartão. Desta forma, o consumidor poderá buscar ofertas de juros menores para quitar a sua dívida.

A regulamentação também será de responsabilidade do CMN, dentro dos mesmos 90 dias da futura lei. A ideia é estimular a competição entre as emissoras de cartão.

As instituições financeiras, oficiais ou privadas, inclusive as que oferecem crédito mas não atuam como bancos, deverão adotar medidas para prevenir a inadimplência e o superendividamento. Objetivo é que todas realizem ações específicas para a educação financeira dos seus consumidores.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: