Mais de 600 gestores com contas rejeitadas e podem ser barrados da disputa
Conselheiro e Presidente do Tribunal de Contas entregou ao TRE lista com os nomes no Espírito Santo que podem ser barrados na disputa
Escute essa reportagem
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Domingos Taufner, entregou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) uma lista com 638 nomes de gestores que tiveram contas julgadas irregulares pela Corte.
A entrega foi feita ao presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca. A lista serve como base para a Justiça Eleitoral julgar os pedidos de candidaturas feitos no Espírito Santo, e é um dos critérios que podem ser utilizados para barrar candidatos de disputarem as eleições deste ano.
Leia mais sobre Eleições 2024: ES
A cerimônia foi realizada na última segunda-feira (26) e contou também com a presença do vice-presidente e corregedor do TRE-ES, desembargador Dair José Bregunce de Oliveira; do juiz auxiliar da presidência, Daniel Barrioni de Oliveira; e do diretor-geral do Tribunal, Alvimar Dias Nascimento.
Durante o encontro, Taufner explicou que todo cidadão pode ter acesso à lista, no site do Tribunal de Contas. Interessados podem acessá-la no link https://www.tcees.tc.br/portal-da-transparencia/consultas/lista-de-responsaveis/contas-irregulares.
“Essa é uma lista dinâmica, podendo entrar um nome ou sair outro, conforme a data do trânsito em julgado dos processos. É importante essa transparência, para que o cidadão possa saber qual a posição que teve o julgamento das contas dos gestores públicos”, destacou Taufner.
O presidente ainda acrescentou que o TCE-ES está inteiramente à disposição do TRE-ES caso sejam necessárias outras informações sobre as contas dos gestores públicos.
“Fizemos esta entrega, mas devo dizer que o Tribunal de Contas continua à disposição da Justiça Eleitoral para prestar qualquer informação sobre cada conta irregular. Informações sobre a razão da irregularidade, o que aconteceu, quando foi o julgamento ou qualquer outra informação necessária”, acrescentou.
Na ocasião, o presidente do TRE-ES destacou que a entrega da lista já é uma tradição neste período eleitoral.
“É muito importante nós termos essa parceria, essa boa convivência. É só assim que nós vamos contribuir para que possamos ter eleições mais limpas, mais seguras e sem os atropelos que verificamos em anos passados. Então, nós só temos que festejar essa parceria com o Tribunal de Contas”, concluiu Carlos Simões Fonseca.
Comentários