Eleição na OAB-ES: resultado deve ser divulgado em até 15 minutos
Votação será, pela 1ª vez, 100% on-line, mas quem precisar poderá ir à seccional ou às subseções, onde haverá mesas eleitorais
Escute essa reportagem
Os advogados do Espírito Santo vão descobrir quem será o novo presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) em até 15 minutos após o fechamento de todas as urnas na seccional e nas 24 subseções.
A votação será inteiramente eletrônica e on-line, entre as 9 e as 17 horas de sexta-feira (22), no site http://www.voteoabes.org.br/.
Caso a advocacia tenha dificuldades com o voto online, haverá mesas eleitorais na seccional e nas subseções para garantir o exercício do direito ao voto recebendo o auxílio necessário para realizar o procedimento de forma adequada.
Ao todo, são três candidatos na disputa: o atual presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, que busca seu terceiro mandato consecutivo; o atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (Caaaes), Ben-Hur Farina; e a diretora estadual da Associação Brasileira dos Advogados (ABA), Erica Neves.
Erica, inclusive, recebeu ontem o apoio do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES) e presidente do recém-criado Instituto dos Advogados Capixabas (IAC), Antônio Augusto Genelhu Júnior, que presidiu a Ordem no biênio 2007/2009.
Além dele, Erica também obteve o apoio de Santuzza da Costa Pereira, filha do ex-presidente da OAB-ES Agesandro da Costa Pereira. Rizk, por sua vez, publicou ontem, em seu Instagram, apoio do deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB), que também é advogado.
Já Farina publicou vídeo negando que iria desistir de sua candidatura: “Estão completamente enganados. Eu tenho um compromisso com a nossa classe”, afirmou, em vídeo publicado em seu Instagram.
O trio de candidatos também se envolveu em momento mais “quente” na semana das eleições, com um áudio em que uma mulher estaria conversando com um fornecedor da OAB-ES.
O áudio foi atribuído a Erica, que afirma que o material é falso e teria sido produzido por membros da chapa de Rizk, que por sua vez tornou público um relatório de um perito atestando a veracidade do áudio.
Farina chegou a ir a Polícia Federal apresentar notícia-crime contra Erica por conta do áudio.
O mandato do eleito pela advocacia capixaba será de três anos, começando em 2025 e encerrando ao final de 2027.
Atual presidente busca a reeleição
José Carlos Rizk Filho
Está em seu segundo mandato como presidente da OAB-ES e busca o terceiro consecutivo. Tem uma trajetória de 20 anos como advogado trabalhista. Professor universitário e membro titular do Fórum Nacional de Direito do Trabalho, destacou-se como o mais jovem presidente da OAB na história, tendo também liderado a Associação da Jovem Advocacia (AJA) após uma carreira como líder estudantil.
Ben-Hur Farina
Advogado com mais de três décadas de experiência. É especialista na área trabalhista. Em 2022, assumiu a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES).
Em sua trajetória na OAB-ES, ocupou cargos como secretário-geral, conselheiro titular, ouvidor-geral e presidente da Comissão Estadual de Direitos e Prerrogativas.
Erica Neves
Graduada desde 1999, possui especializações em Direito Empresarial e Direito do Consumidor.
Já ocupou o cargo de secretária-geral adjunta na OAB-ES e agora atua como diretora estadual da Associação Brasileira dos Advogados (ABA).
Comentários