Tensão na reta final da eleição para a presidência da OAB
Candidatos trocam acusações nos últimos dias antes da votação, que será realizada na próxima sexta-feira
Escute essa reportagem
A eleição para definir o novo presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) ocorre na próxima sexta-feira, e o clima entre os três candidatos é de tensão.
Ontem, o grupo do candidato Ben-Hur Farina protocolou, na Polícia Federal, um pedido de investigação sobre áudios envolvendo a também candidata Erica Neves. O pedido afirma que os áudios “apontam indícios de tráfico de influência e abuso de poder econômico” por parte de Erica.
O documento também foi protocolado na Comissão Eleitoral da OAB-ES, solicitando a cassação da candidata. O teor do áudio envolve uma conversa entre uma mulher, que supostamente seria de Erica, conversando com um fornecedor da OAB.
Procurada, Erica Neves garantiu que o áudio é falso e informou ainda que entrou com uma ação contra o atual presidente da OAB-ES e candidato à reeleição, José Carlos Rizk Filho.
Segundo documento da defesa da advogada e candidata, o material teria sido disseminado por integrantes da chapa de Rizk com o objetivo de influenciar no resultado das eleições.
Procurado, Rizk enviou à reportagem um laudo pericial de comparação de locutor assinado pelo perito da Polícia Civil Renan Costa Loyola, solicitado pelo advogado Alencar Ferrugini.
“Após análise minuciosa dos arquivos encaminhados, que a relevância (raridade) e a recorrência (frequência) das convergências foram encontradas nas comparações realizadas entre o áudio sonoro questionado e padrão, este perito conclui que o resultado obtido (evidências) suporta fortemente a hipótese dos registros vocais do locutor, identificado no material sonoro padrão como ‘Erica Neves’, ser a fonte das falas questionadas”, diz o material.
O documento acrescenta que não foram encontradas edições fraudulentas ou utilização de Inteligência Artificial para manipulação de falas nos diálogos analisados.
Reforça, ainda, que “as falas atribuídas à pessoa identificada como ‘Erica’/‘Erica Neves’, encontradas no arquivo descrito na subseção IV.9, não foram criadas artificialmente, sendo todas elas recortes retirados na íntegra do arquivo que continha a totalidade dos diálogos, e foram objeto de análise de comparação de locutor (…)”
SAIBA MAIS
Os candidatos
José Carlos Rizk Filho
> Está em seu segundo mandato como presidente da OAB-ES e busca o terceiro consecutivo. Tem uma trajetória de 20 anos como advogado trabalhista.
> Professor universitário e membro titular do Fórum Nacional de Direito do Trabalho, destacou-se como o mais jovem presidente da OAB na história, tendo também liderado a Associação da Jovem Advocacia (AJA) após uma carreira como líder estudantil.
Ben-Hur Farina
> Advogado com mais de três décadas de experiência. É especialista na área trabalhista. Em 2022, assumiu a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES).
> Em sua trajetória na OAB-ES, ocupou cargos como secretário-geral, conselheiro titular, ouvidor-geral e presidente da Comissão Estadual de Direitos e Prerrogativas.
Erica Neves
> Graduada desde 1999, possui especializações em Direito Empresarial e Direito do Consumidor.
> Já ocupou o cargo de secretária-geral adjunta na OAB-ES e agora atua como diretora estadual da Associação Brasileira dos Advogados (ABA).
Votação
> A votação será na próxima sexta-feira, das 9 horas às 17 horas e seguirá o modelo direto. Apenas os advogados regularmente inscritos na Ordem podem votar, o que significa um eleitorado em torno dos 18 mil. O mandato será de três anos e o eleito vai assumir no início do ano que vem.
Comentários