Violência contra a mulher: ES tem 285 agressores presos
Ao todo, 257 acusados foram presos em flagrante e outros 28 por cumprimento de mandado de prisão preventiva
Escute essa reportagem
Atuando no enfrentamento à violência contra as mulheres, as forças policiais, em uma ação integrada em todo o Espírito Santo, prenderam 285 homens acusados de violência doméstica e familiar.
Ao todo, 257 acusados foram presos em flagrante e outros 28 por cumprimento de mandado de prisão preventiva.
Batizada Shamar, que no hebraico significa “proteger”, “cuidar”, a operação foi realizada entre os dias 1º e 30 de agosto, segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno. Já os resultados foram divulgados ontem.
Durante um mês, foram registrados 2.620 boletins de ocorrência pela Polícia Militar, 1.181 ocorrências pela Polícia Civil e 1.064 medidas protetivas de urgência.
Além disso, foram apreendidas 11 armas de fogo, 25 armas brancas e 148 munições em todo o Estado, disse a coordenadora da Polícia Civil das Operações Nacionais de Grupos de Vulneráveis, delegada Cláudia Dematté.
“Hoje nós estamos divulgando o resultado de uma importante operação que aconteceu em todo o Brasil. No Estado 285 homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher e de crimes contra a dignidade sexual das mulheres foram presos”.
Segundo ela, foi um número expressivo, resultado da integração das forças integradas.
“Esses homens autores de violência praticaram diversos tipos de crime. Foram ameaças, perseguições e lesões corporais. Também foram presos autores de crimes contra a dignidade sexual das mulheres (estupro).”
Ela observa ainda que essa operação visou ações tanto de repressão quanto de prevenção. “Nós precisamos desconstruir essa cultura machista existente na sociedade que ainda leva diariamente homens a realizarem diversos tipos de violência doméstica e familiar contra as mulheres”.
A delegada citou alguns exemplos de prisões, um deles em Linhares, no Norte do Estado. “Nós podemos destacar uma prisão ocorrida no município de Linhares em que um filho agrediu uma mãe que tinha 96 anos. Chegou a quebrar o fêmur dessa mãe”.
Outro caso ocorreu em São Mateus, também no Norte do Estado. “Uma mulher foi vítima de crime de estupro. Ela conheceu o homem por aplicativo, depois eles se encontraram em uma festa. Acredita-se, isso está em investigação, que ela pode ter sido dopada e estuprada por essa pessoa”.
SAIBA MAIS
A operação
A Operação Shamar, que em hebraico , significa “guardar”, “proteger” e “cuidar”, foi realizada em todo o País no período entre o dia 1º a 30 de agosto.
Ocorrências
Durante o mês de agosto, foram registradas 3.801 ocorrênciasde violência contra mulheres no Estado, o que representa cerca de 126 casos por dia.
Balanço no Estado
>388 policiais foram mobilizados em uma ação integrada das forças de segurança
>121 viaturas foram utilizadas
>78 municípios foram contemplados com a operação
>21.354 pessoas foram alcançadas por meio de palestras, orientações e fiscalizações
>257 agressores foram presos em flagrante
>28 acusados foram presos por cumprimento de mandado de prisão preventiva
>496 denúncias pelo Disque 181 e 180 foram apuradas
>25 mandados de busca e apreensão foram cumpridos
>2.620 boletins de ocorrências foram registrados pela Polícia Militar
>1.1181 boletins de ocorrências foram registrados pela Polícia Civil
>36 armas foram apreendidas, sendo 11 armas de fogo e 25 brancas
>148 munições foram apreendidas
>584 inquéritos foram instaurados
>631 inquéritos foram relatados e enviados à Justiça.
Fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Comentários