Novo sistema prevê reconhecimento facial em câmeras de videomonitoramento no ES
Tecnologia já foi instalada e está sendo testada em todo o Estado
Escute essa reportagem
Uma nova tecnologia para reconhecimento facial foi instalada nas câmeras de monitoramento do Estado. O governo lançou, nesta segunda-feira (09), o projeto piloto com a inteligência artificial, que promete ler os rostos das pessoas e identificar a presença de criminosos, pessoas com mandado de prisão em aberto, foragidos e desaparecidos.
Os equipamentos, em fase de teste, já estão funcionando em todo o Espírito Santo. As câmeras com leitura facial foram instaladas em ônibus do sistema Transcol e nos equipamentos do Cerco Integrado e Inteligente, situados em pontos estratégicos em ruas de todo o Estado.
A tecnologia vai utilizar, como parâmetro de comparação, os bancos de dados da base de desaparecidos, da base de procurados, do Sistema Integrado de Inteligência da Segurança Pública (Sispes), da Secretaria da Justiça (Sejus), que administra o sistema prisional, além da base do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran).
“Temos diversas câmeras espalhadas por todo o Espírito Santo e um banco de dados capaz de fazer a identificação de procurados pela Justiça, os tirando das ruas, ou até mesmo pessoas desaparecidas, as devolvendo ao convívio de familiares e amigos. A ferramenta também tem as condições para elucidar crimes. Por exemplo, caso uma pessoa com mandado de prisão em aberto entre em um ônibus do Transcol, é expedida uma notificação na mesma hora para que as forças policiais a prenda. Caso a pessoa cometa um crime e ainda não esteja na lista de procurados, podemos localizá-la por meio de banco de dados civil”, afirmou o governador Renato Casagrande, durante a apresentação da iniciativa.
A implantação da tecnologia de reconhecimento facial em ônibus e demais pontos também tem o objetivo de contribuir para a segurança da população.
"A tecnologia de reconhecimento facial passa a agregar o nosso parque tecnológico, que já conta com o Cerco Inteligente, que tem demonstrado um resultado excepcional. Com isso, esperamos resultados, tanto no combate à criminalidade, quanto na questão das pessoas desaparecidas”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno.
O Cerco Integrado e Inteligente foi lançado em 2022 e consiste no monitoramento veicular com uso da inteligência artificial. A plataforma de monitoramento dispõe de 290 pontos de coleta, com 1160 câmeras e 90 balanças, distribuídos em todo território capixaba, tendo como objetivo o cerco aos municípios e rodovias.
“No pacote adquirido pelo Governo do Estado para a realização do monitoramento veicular também constam licenças para o reconhecimento facial, ferramenta tecnológica de grande importância que passa a integrar a atividade de segurança pública estadual”, explicou o subsecretário de Transformação Digital da Secretaria do Governo (SEG), Victor Murad.
Comentários