Suspeitos são presos no ES por armazenar conteúdo de abuso sexual infantil
Um dos homens também será investigado por tentar aplicar golpes se passando por agente da Receita Federal
Escute essa reportagem
Dois suspeitos foram presos nesta quarta-feira (25) durante uma operação de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Eles são investigados por armazenar e compartilhar vídeos contendo nudez de menores de idade. As prisões aconteceram nos municípios de Domingos Martins e da Serra.
As ações fazem parte da operação nacional denominada 'Terabyte', que visa o combate ao crime de abuso sexual de crianças e adolescentes e realiza ações conjuntas da Polícia Federal (PF) e unidades das Polícias Civis de diversos estados. As investigações começaram em agosto deste ano após informações recebidas de uma organização não governamental dos Estados Unidos.
"Analisamos esses dados recebidos de forma preliminar, e ao identificarmos esses pedófilos suspeitos, representamos por mandato de busca e apreensão nas residências desses indivíduos", explicou o delegado Brenno Andrade, chefe da Divisão Patrimonial (DRCCP) e titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).
Em Domingos Martins, um jovem de 20 anos foi preso durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão. "O perito identificou, em uma análise preliminar, 32 arquivos de vídeos de nudez e abusos de exploração sexual infantil naquele momento, o que possibilitou à Polícia Civil dar voz de prisão em flagrante a esse indivíduo", detalhou Brenno Andrade.
O jovem foi conduzido à delegacia, onde negou que compartilhava e armazenava o conteúdo e alegou que administrava um grupo no qual os membros compartilhavam os vídeos e o material era baixado automaticamente no computador. A versão, no entanto, não condiz com outros indícios recebidos pela polícia.
Ainda durante a análise do perito, foi encontrado um print de uma conversa na qual o suspeito se passava por um auditor da Receita Federal e tentava aplicar um golpe em uma vítima. O caso também será investigado e o jovem pode responder também pelo crime de fraude virtual.
Já na Serra foi preso um outro homem investigado que se apresentou como fotógrafo e professor de ensino fundamental. De acordo com o delegado, o suspeito de 31 anos não deu acesso à polícia para que seus aparelhos fossem investigados, mas os materiais foram apreendidos e levados para a Polícia Técnico-Científica, sendo encontrado um vídeo contendo imagens de adolescentes nus. "Tinha ali um material que evidenciava que ele vendia os chamados "packs", que são pacotes que esses pedófilos compartilham ou vendem em grupos na deep web", completou o delegado.
Comentários