Segurança na Festa da Penha com 8 mil policiais, drones e helicópteros
Esquema visa garantir a segurança de fiéis e romeiros no evento religioso, que começa domingo e vai até o dia 28 deste mês
Escute essa reportagem

Mais de 8 mil policiais e dois helicópteros vão reforçar a segurança na Festa da Penha, terceira festa religiosa mais importante do País, que começa domingo (20) e vai até 28 deste mês.
O esquema para garantir a segurança dos romeiros e fiéis foi divulgada ontem em coletiva de imprensa na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Dos 8.004 agentes envolvidos na operação, 6.366 são policiais militares, 424 policiais civis e 166 agentes do Corpo de Bombeiros.
Além deles, 150 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 58 tripulantes do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) também estão atuando na estrutura.
O secretário de Segurança do Estado, Leonardo Damasceno, diz que a grandiosidade do evento requer compromisso a fim de zelar pelo bem-estar e pela segurança de todos que participam da festividade.
“É o maior evento religioso do Espírito Santo. Exige compromisso, policiamento ao longo de todo trajeto, controle do trânsito, ambulâncias e pontos de apoio”, destacou o secretário.
Para ajudar no monitoramento, dois helicópteros, um da PRF e outro do Notaer, vão sobrevoar as atividade do evento.
“O imageador acoplado no helicópero vai nos auxiliar a evitar delitos e a identificá-los para que a gente possa melhorar a atuação das equipes em solo”, afirma o comandante do Notaer, tenente coronel Daniel Quintella.
Incorporação
Duas novidades que impactaram na gestão da segurança da tradicional festa são a moto romaria e a incorporação da romaria dos cavaleiros no calendário oficial do evento.
O chefe de Operações da PRF, inspetor Cleverton Lopes, ressalta que a moto romaria envolverá a participação de mais de 70 “batedores” na peregrinação.
“Serão 73 agentes envolvidos nessa missão. Realizaremos teste de etilômetro nos romeiros. A ideia é fazer um evento bonito. De forma organizada e segura”.
A estimativa é de que participem da moto romaria entre 5 mil e 10 mil motociclistas.
Opiniões


Saiba mais
Mais de 6 mil policiais militares
Agentes envolvidos
A Polícia Militar terá 6.366 agentes envolvidos.
Já a polícia civil atuará com 424 agentes reforçando, inclusive, plantões nas delegacias regionais.
O corpo de bombeiros terá 160 agentes atuando em resgate, combate a incêndio, busca e salvamento e também mergulho, no caso das peregrinações no mar.
O Notaer terá 58 tripulantes envolvidos no monitoramento via helicóptero e em base no solo.
As Guardas Municipais terão 840 agentes espalhados entre as cidades de Vila Velha (700), Vitória (108), Viana (17) e Cariacica (15).
Ações educativas e de saúde
A Carreta do cinema estará no Parque da Prainha durante a moto romaria, com foco na educação para segurança no trânsito.
A carreta da saúde também ficará na Prainha, realizando ações de saúde, incluindo suporte de ambulância para encaminhamento de atendimentos de maior complexidade, avaliação médica, aferição de pressão e glicemia, realização de testes rápidos para hepatite e sífilis e vacinação contra influenza, covid e dengue.
Fiscalização preventiva
A fiscalização ocorre entre os dias 18 e 25 deste mês nas rodovias federais, com foco em motocicleta, especialmente nos trechos de maiores ocorrências. A ação será realizada nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.
Moto romaria
A moto romaria acontece pela primeira vez na Festa da Penha no dia 27 de abril. A ação será coordenada pela PRF e contará com 73 ciclistas batedores, sendo 25 da PRF e os demais das guardas civis de Viana, Cariacica, Vila Velha e Vitória, do Detran, entre outros órgãos.
A operação será realizada ao longo da BR-101 e nas avenidas da região metropolitana da Grande Vitória, somando 37,2 quilômetros de extensão.
Fonte: Sesp-ES.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários