X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

Polícia Federal do ES envia robôs para ajudar em buscas por desaparecidos no TO

Drone subaquático vai ajudar nas buscas por desaparecidos após queda de ponte


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Polícia Federal do ES envia robôs para ajudar em buscas por desaparecidos no TO
Policial segura veículo subaquático remotamente operado que foi enviado para ajudar nas buscas no Tocantins |  Foto: Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal do Espírito Santo enviou para o Tocantins, na quarta-feira (25), uma equipe de mergulhadores com veículos subaquático remotamente operados (ROVs) para auxiliar nas buscas por desaparecidas após a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. Até o momento, foram confirmadas seis mortes e onze pessoas estão desaparecidas

Parte da ponte sobre o Rio Tocantins caiu no domingo (22). A estrutura liga os estados de Tocantins e Maranhão, representando um importante eixo rodoviário da região Norte do Brasil por ser o ponto de travessia das rodovias BR-226 (Belém-Brasília) e BR-230 (Transamazônica).

No momento do colapso da ponte, 10 veículos - entre carros, caminhões e motos - passavam pelo local e foram atingidos pela queda da estrutura. Dois caminhões transportavam ácido sulfúrico e um outro defensivos agrícolas. O material é perigoso para a saúde humana e dificulta a ação dos mergulhadores que buscam por desaparecidos. 

Para ajudar na operação, a Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo enviou, na quarta-feira, drones subaquáticos que vão ser utilizados para fazer as buscas dentro do rio. "A operação com ROVs não substitui o trabalho dos mergulhadores, mas proporciona uma alternativa vital para avançar com as buscas de forma segura", explica a corporação.


Segundo a PF, os drones subaquáticos são operados à distância e permitem a realização de investigações em ambientes aquáticos de difícil acesso, garantindo segurança tanto para as equipes de mergulho quanto para as operações de resgate.

Os veículos são equipados com câmeras e instrumentos de alta tecnologia, possibilitando a visualização do fundo do rio e a identificação de possíveis vítimas e objetos de interesse sem a necessidade da presença de mergulhadores.


MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: