Pai que espancou bebê de 9 meses até a morte é condenado a 21 anos de prisão no ES
Réu já estava preso preventivamente e não poderá recorrer da sentença em liberdade
Escute essa reportagem
A Justiça do Espírito Santo condenou a 21 anos e 4 meses de prisão o homem acusado de matar o filho de nove meses por espancamento. O crime aconteceu no município de Água Doce do Norte, no Noroeste do Estado, em agosto de 2021.
A condenação foi decretada após a realização do Tribunal do Júri. De acordo com o Ministério Público, o réu foi condenado por homicídio duplamente qualificado — utilizando meio cruel e praticando recurso que dificultou a defesa da vítima.
O réu, que já estava preso preventivamente, cumprirá a pena inicialmente em regime fechado e não poderá recorrer da sentença em liberdade.
Por meio de nota, o Ministério Público informou que a mãe da criança também foi denunciada. "O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Água Doce do Norte, informa que a mãe da vítima também foi denunciada pelo MPES. Porém, o processo em relação a ela foi desmembrado e segue em tramitação na Justiça", informou o órgão.
Relembre o caso
O crime ocorreu em 15 de agosto de 2021. Na ocasião, sem motivo aparente, o pai iniciou uma série de agressões contra o filho, que tinha apenas nove meses. As agressões causaram traumatismo cranioencefálico — o que resultou na morte do bebê.
Para tentar encobrir o crime, o homem e a mãe do bebê tentaram simular que a criança havia morrido após sofrer um engasgo, o levando ao Posto de Saúde de Água Doce do Norte já sem vida.
No local, a médica plantonista notou a ausência de vômito ou secreção broncopulmonar, o que contradizia a versão apresentada pelos pais da vítima. Além disso, a médica identificou diversas lesões, antigas e recentes, no corpo da criança e acionou a Polícia Civil.
Após o exame cadavérico concluir que a morte da criança foi decorrente de espancamento, o homem foi preso em flagrante enquanto realizava os procedimentos para liberar o corpo do bebê. Na ocasião, o homem foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte.
Comentários