Preso suspeito de matar idoso estrangulado durante assalto na Serra
Autor utilizou o cinto da própria vítima para cometer o crime
Escute essa reportagem
A Polícia Civil prendeu um homem de 43 anos suspeito do latrocínio que vitimou o catador de recicláveis Waltemir José Salzman, de 62 anos. O caso aconteceu no dia 11 de julho deste ano, quando a vítima foi estrangulada e morta dentro da própria casa, no bairro Morada de Laranjeiras, na Serra. "Um crime cruel", avaliou o delegado Gianno Trindade durante coletiva de imprensa.
De acordo com a polícia, o homem foi estrangulado com o próprio cinto enquanto estava em sua cama e foi encontrado já sem vida por sua ex-esposa.
Câmeras de videomonitoramento flagraram o autor caminhando na rua por volta das 16 horas, antes de entrar na casa do idoso. Segundo o delegado Gianno Trindade, titular da Delegacia Especializada de Segurança Patrimonial (DSP), o homem fica no local por 40 minutos.
Após esse tempo, ele é novamente filmado saindo com um mala e com um aparelho de televisão. Os objetos, no entanto, foram roubados da casa da ex-esposa da vítima, que mora ao lado.
Ainda segundo o delegado, vítima e autor se conheciam e no dia do crime haviam se encontrado na praça do bairro. Mais tarde, o autor foi à casa da vítima, onde consumiram bebida alcoólica.
"Em certo momento a vítima menciona que sua ex-esposa, vizinha, estava em posse de 5 mil reais e também havia uma televisão. Interessou ao autor fazer a subtração desses itens", explicou Gianno Trindade.
O homem confessou à polícia que houve uma discussão quando o idoso tentou impedir que ele realizasse o roubo. "O autor começa a entrar em luta corporal com o idoso e o estrangula com o próprio cinto, ceifando a vida dele em cima da própria cama", detalhou o delegado.
A vítima foi encontrada, já sem vida, pela ex-esposa. A mulher notou a ausência da televisão ao chegar em casa e chamou pelo idoso, já que pela janela de sua casa conseguia vê-lo no quarto dele. Como o ex-marido não respondia, a mulher foi até a residência e constatou a morte da vítima.
Segundo o delegado, o autor possui 14 outras passagens criminais, por crimes como receptação, furto e roubo e tráfico de drogas.
Após o crime, o suspeito ainda caiu com a televisão, estragando o aparelho. Além do item, ele havia roubado duas caixas de sabonete e um creme hidratante, já que não encontrou o dinheiro. "Um crime cruel. Uma pessoa perdeu a vida por duas caixas de sabonete e um creme", lamentou o delegado.
O autor foi identificado após denúncias anônimas e localizado pela polícia morando em uma Kombi. O inquérito foi concluído e a prisão aconteceu na Praia do Morro, em Guarapari, no dia 17 deste mês. O homem foi autuado por latrocínio consumado e roubo qualificado, em razão dos itens subtraídos na casa da mulher.
Veja vídeos do crime, divulgados pela polícia:
Comentários